Copa do Mundo 2022: veja 22 curiosidades sobre o Mundial do Catar

Estádio desmontável, impedimento semiautomático, cinco substituições por seleção... Falta muito pouco para o começo da Copa do Mundo do Catar e o Estadão traz 22 curiosidades sobre o Mundial deste ano.

Nostalgia | TOP 26 Brindes da Coca-Cola que marcaram gerações

Nostalgia | TOP 26 Brindes da Coca-Cola que marcaram gerações / Reprodução

Apesar da Coca-Cola ser amplamente comercializada, sua coleção não é muito difundida no Brasil. Em termos de vendagem do líquido, o Brasil ocupa o 3º lugar entre os 210 países consumidores, mas em termos de colecionismo os primeiros lugares estão com os Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha. A posição do Brasil não está definida, mas grandes passos vêm sendo dados para um desenvolvimento natural do tema como, por exemplo, o surgimento desta revista e o destaque ao item Coca-Cola como fator importante de colecionismo.

 / Reprodução

A Coca-Cola vem sendo colecionada praticamente há um século, mas no Brasil o início das coleções coincide com a entrada da empresa no País, em 1942.

Praticamente os itens da Coca-Cola são os mesmos colecionados em todo o mundo, divergindo apenas em detalhes culturais que favorecem a criação de brindes, propagandas, slogans criados especificamente para um determinado país. No caso do Brasil os itens mais colecionados são: anúncios originais de época, garrafas, brindes, tampinhas, posters, engradados, réplicas de carrinhos e os famosos pins que a Coca-Cola lança sistematicamente.

 / Reprodução
Na década de 1940, a The Coca-Cola Company se expande pelo Brasil. Em 1943 é a vez do estado de São Paulo ganhar sua primeira filial. O cartaz acima é de 1948

No colecionismo brasileiro existe uma peculiaridade entre a procura pelos colecionadores que são as letras originais das canções feitas por compositores famosos dedicadas a Coca-Cola. Em 1945 cria-se na Rádio Nacional um programa denominado "Um milhão de melodias", transmitido todas as 5ª feiras no horário nobre das 20:25 horas; foi neste programa que nasceram não só famosas canções, como famosos comerciais e seus maravilhosos jingles.

Para a felicidade dos colecionadores brasileiros a publicidade da Coca-Cola não parava, os posters e os famosos slogans chegavam ao Brasil adaptados, é claro, a nossa realidade, sem esquecer nos outdoors impressos em litografia. Em 1952 um caminhãozinho Ford traz a Coca-Cola para ser vendida nas praias, pequenos cartazes são impressos para ajudar na venda, estes cartazes são procurados atualmente com avidez pelos colecionadores brasileiros, a réplica deste caminhãozinho foi feita por uma indústria de brinquedos em 1962 e custa hoje cerca de R$ 1.500,00.

 / Reprodução

De 1945 até hoje mais de 77 fábricas foram instaladas no país e a produção de brindes e peças para os colecionadores crescem paralelo a estas fábricas.

As réplicas dos caminhões usados na década de 40 para o transporte da Coca-Cola que vem se tornar para o fabricante de brinquedo um filão de ouro, são feitas até hoje no Brasil e principalmente nos EUA que ocupa o 1º lugar na venda do líquido e o 1º no colecionismo. Brinquedos também foram criados nas décadas de 50 e 60 levando a marca Coca-Cola e até hoje são feitos em série catalogados e colecionados.

Indo mais adiante na história da Coca-Cola no Brasil, chegamos à época da Cuba Libre e do Rock'n Rol nos anos 50 e 60 - a Juventude transviada - desfrutava das maravilhas que viam do 1º Mundo entre elas a mais saborosa - a Coca-Cola - que misturada com rum burlava a vigilância do mais "velhos" nas festinhas, e nascia assim a Cuba Libre. Na vitrola tocava a música "Drink Rum and Coca-Cola" e que fez história.

 / Reprodução

Nesta época a Coca-Cola incentivava não só o consumo no balcão, mas principalmente o consumo em casa e nascia o vasilhame do lar, sobre uma intensa campanha publicitária onde os brindes e promoções proliferavam, e para deleite do colecionador desta época enriquecia as coleções com novos itens lançados quase que semanalmente.

Em 1970 chega ao Brasil a Coca-Cola em post mix ou a vulgar Coca-Cola de máquina onde ela é feita na hora e servida em copo. A instalação do primeiro post mix no Brasil foi na casa Rick do Leblon que pertencia a Ricardo Amaral.

Dentre os "mistérios" emocionais que formam o perfil do colecionador brasileiro sistemático ou ocasional se destacam dois itens , por exemplo, as garrafinhas em miniaturas lançadas no mundo inteiro e a miniatura de engradado de madeira lançado no Brasil. Estes dois brindes compõem hoje um destaque em famosas coleções e também são colecionados por pessoas que nunca tiveram vontade de colecionar nada, mas não resistem às miniaturas que são normalmente encontradas, decorando salas de casas das mais variadas condições sócio-econômicas. Esta promoção era conhecida pelo slogan: "As tampinhas por garrafinhas".

As crianças de hoje em dia nunca saberão como era legal colecionar brindes oferecidos por empresas em suas campanhas publicitárias e promoções realizadas nos anos desde os anos 60. A Coca-Cola é uma marca que se destacou bastante por esse tipo de estratégia e se mantém na memória das pessoas até os dias de hoje.

A empresa, além de ser conhecida pelo refrigerante, que só não é comercializado em Cuba e na Coreia do Norte, também se tornou popular pela publicidade e pelos diversos brindes que fizeram a alegria de adultos e, principalmente, das crianças.

Vamos relembrar alguns brindes que, com certeza, gostaríamos que voltassem nas promoções da Coca-Cola.

01. Engradado de madeira e Mini Garrafinhas Históricas | Anos 50

Engradado de madeira e Mini Garrafinhas Históricas | Anos 50 / Reprodução

Em 1954 a Coca-Cola lançou a campanha das mini-garrafas. Para participar era necessário juntar cinco tampas marcadas com o desenho de uma garrafinha da Coca-Cola e trocar por uma mini-garrafinhas nos pontos de venda, fábricas ou caminhões da companhia.

Engradado de madeira e Mini Garrafinhas Históricas | Anos 50 / Reprodução
Após juntar as garrafinhas era possível juntar mais tampinhas e trocar pelo mini-engradado para guardá-las que imitavam os engradados reais da época. Hoje nas mãos dos colecionadores mais fanáticos essa joia rara não sairia por menos de R$ 600,00 Reais. Então se você foi uma criança experta nos anos 50 certamente você as conhece.

02. Miniaturas da Disney | Anos 60

Miniaturas da Disney | Anos 60 / Reprodução

As miniaturas dos personagens da Disney eram feitos de plástico e ofertadas como brindes pela Coca-cola, obtidos a partir das troca de tampinhas por um item da coleção, composta por 18 peças que poderiam vir em cores variadas.

03. Bingola Disney Coca-Cola ​| Anos 70

Bingola Disney Coca-Cola ​| Anos 70 / Reprodução

A Coca-Cola e a Editora Abril se reuniram em 1977 para lançar esta verdadeira febre entra as crianças, os adolescente, e até adultos. Bingola Disney era o nome da brincadeira. Todas as tampinhas de Coca-Cola e de Fanta vinham com um personagem Disney impresso no verso, e as revistas em quadrinhos da Abril traziam grátis cartelas com os personagens, como se fossem cartelas de bingo. Todo mundo tinha tampinhas para trocar, mas pouca gente completou toda a coleção de 72 tampinhas.

04. Mini caminhões Coca-Cola ​| Anos 80

Mini caminhões Coca-Cola ​| Anos 80 / Reprodução

Eram miniaturas de Caminhões da Coca-Cola de antigamente, eles poderiam ser obtidos juntando 10 tampinhas de garrafas Coca-Cola.

05. Ioiôs da Coca-Cola | Ano 1982

Ioiôs da Coca-Cola | Ano 1982 / Reprodução

Nos anos 80, precisamente em 1982 a Coca-Cola lançou os famosos Ioiôs mais uma ação promocional super inovadora. Para participar era preciso juntar uma determinada quantidade de tampinhas ou então comprá-los nos pontos de venda. A ação além de aumentar as vendas da marca ainda culminou na popularização do brinquedo, tanto que em 1995 a empresa repetiu a ação promocional, assim como 2012 nas Olimpíadas de Londres.

06. Miniaturas da Coca-cola | Ano 1983

Miniaturas da Coca-cola | Ano 1983 / Reprodução

As Mini garrafas da década de 80 eram bem pequenininhas e com um liquido de cor parecida com a do refrigerante, todo mundo queria e todo mundo tinha e colecionava. Nessa época bastava juntar tampinhas para trocar por uma garrafinha ou engradado. Na coleção de mini garrafas da Coca-cola você podia também trocar por garrafinhas com os rótulos da Coca-cola de diversos outros países

07. Turma da Mônica Coleção Coca-Cola | Ano 1990

Turma da Mônica Coleção Coca-Cola | Ano 1990 / Reprodução

Consistiu de uma coleção de cinco gibis promocionais, com cada um dos 5 personagens principais (Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Cascão e Magali, nessa ordem) e uma caixinha personalizada e exclusiva para guardar a coleção. Para ganhar, você juntava 15 tampinhas ou selos de copos da Coca-cola ou de outros refrigerantes participantes da promoção e trocava por um gibi ou pela caixa. Servia qualquer refrigerante do grupo Coca-cola, como os refrigerantes Fanta, Sprite, Guaraná Taí e Diet Coke. E a promoção durou 45 dias, ou seja, as trocas das tampinhas tinham que ser nesse prazo.

08.Garrafas Squeeze | Ano 1991

Garrafas Squeeze | Ano 1991 / Reprodução

Essas Garrafas Squeeze fizeram muito sucesso! Elas foram lançadas em 1991. Todas as crianças queriam ter essas garrafas para levar para escola! Eram 4 modelos: Coca-Cola Rock In Rio, Fanta Laranja, Sprite Windsurf e Diet Coke. Cada uma mais linda do que a outra!

09. Tá no hora de Coca-Cola/Sprite "Relógio Bate e Rola" | Ano 1992

Tá no hora de Coca-Cola/Sprite

Uma febre dos anos 90 as pulseiras Bate e Rola fizeram a alegria da criançada e a Coca-cola não poderia ficar de fora dessa onda e lançou a promoção "Tá na hora de Coca-Cola/Sprite", na troca de 3 tampinha mais uma quantia em dinheiro, você trocava por um Relógio/Pulseira Bate e Rola da Coca-cola ou dá Sprite. Ainda era possível achar a tampinha premiada e ganhar um lindo relógio de parede da Sprite.

10. Squeeze/Copo Tommy Coke | Ano 1995

queeze/Copo Tommy Coke | Ano 1995 / Reprodução

Esse copo promocional da Coca-Cola foi muito popular na década de 90, todos tinham ao menos um exemplar dele em casa. Lembro-me de que diversas escolas estaduais e municipais (ao menos em São Paulo) recebiam a visita de representantes da Coca-Cola, faziam uma apresentação divertida sobre como é feito o tão famoso refrigerante de cola e no fim todas as crianças recebiam o divertido copo Tommy Coke e uma latinha do refrigerante gratuitamente.

11. Mini bolas Coca-Cola Olimpíadas de Atlanta | Ano 1996

Mini bolas Coca-Cola Olimpíadas de Atlanta | Ano 1996 / Reprodução

A Coca-Cola é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpícos desde 1928. As Olimpíadas de 1996 foram, sem dúvida, as mais emblemáticas nesta relação. A gigante do mercado de bebidas foi acusada diversas vezes de usar sua força junto ao comitê para levar aquela edição para Atlanta que é a sede mundial da Coca-Cola. Para celebrar os Jogos Olímpicos em sua casa, a Coca-Cola lançou no Brasil a coleção de bolinhas. Elas representavam o futebol, o basquete, tênis, vôlei e o beisebol. Para adquirir as bolinhas. Era necessário juntar cinco tampinhas metálicas ou três de plástico presentes nas embalagens de Coca-Cola e ainda pagar uma quantia em dinheiro, ou seja, para completar toda a coleção, era necessário colocar a não no bolso, porém era apenas um valor simbólico o que ajudar a explicar a popularidade que a coleção teve naquela época. Uma coisa legal nessas bolinhas​ é que elas não furavam, pois eram forradas com um tipo de algodão.

12. Geloucos | Ano 1997

Geloucos | Ano 1997 / Reprodução

Esta foi sem dúvida todas a melhor ação da Coca-Cola, de maior repercussão e engajamento. Os Geloucos foram lançados em 1997, para participar era preciso juntar dez tampinhas de metal ou cinco de plástico e trocar por um envelope que continha dois Geloucos, um card e um adesivo. Como a Coca-Cola não perde tempo, dado ao sucesso da promoção a Coca-Cola lançou outras duas versões da promoção Geloucos Rockeiros e Geloucos Cósmicos (2000). Uma característica especial dos Geloucos Cósmicos é que eles possuem a capacidade brilhar no escuro.

13. Mini Craques | Ano 1998

Mini Craques | Ano 1998 / Reprodução

Durante a edição da copa do mundo de 98 na França a Coca-Cola lançou os mini-craques, que eram os bonequinhos dos jogadores das seleções na época. Para participar era preciso juntar dez tampinhas e mais dois reais e trocar por um mini-craque, os mais populares eram Ronaldo, Batistuta, Maradona, Ronaldinho Gaúcho, havia também do Pelé. A promoção fez tanto sucesso que inspirou outras empresas a fazer os bonequinhos e em 2014 os craques da copa também terão os seus, que serão comercializados pela empresa Soccertarz da Inglaterra.

14. Futegudes Coca-Cola | Ano 1998

Futegudes Coca-Cola | Ano 1998 / Reprodução

Os Futegudes eram bolinhas com os rostos​ de jogadores da Seleção Brasileira de Futebol, elas vinham acompanhadas de um card e fizeram​ muito sucesso. Ao todo são 38 bolinhas que completavam a coleção, sendo 36 jogadores diversos; um trio formado por Ronaldo, Romário e Júnior Baiano e uma bolinha da coca-cola.

15. Minimania Coca-Cola ​| Ano 1999

Minimania Coca-Cola ​| Ano 1999 / Reprodução

A Promoção Minimania trazia vários itens em miniaturas como brindes. que eram trocados por tampinhas dos refrigerantes da Coca-Cola, sendo 10 coleções diferentes, e mais de 80 itens. Tinha tudo para ser mais um sucesso e foi, porém na época a procura foi tão grande que faltaram itens nos postos de troca o que tornou quase impossível completar a coleção. Alguns colecionadores preferiram focar em alguns itens e na medida do possível ir realizando trocas com os amigos para conseguir completar. Separamos os itens mais cobiçados para você, confiram:

Minimania - Ursos-polares

Minimania - Ursos-polares / Reprodução

Minimania - Ursos Esportistas

Minimania - Ursos Esportistas / Reprodução

Minimania - Imãs das Garrafas Históricas da Coca-Cola

Minimania - Imãs das Garrafas Históricas da Coca-Cola / Reprodução

Minimania - Pingentes

Minimania - Pingentes / Reprodução

Minimania - Ursos de Borracha para Lápis

Minimania - Ursos de Borracha para Lápis / Reprodução

16. Ursos-polares de pelúcia | Anos 2000

Ursos-polares de pelúcia | Anos 2000 / Reprodução

Depois do sucesso dos bichinhos de pelúcia da Parmalat, a Coca-Cola também aproveitou a ideia e apresentou uma campanha nos anos 2000 com uma coleção de ursos-polares de pelúcia. Os ursos de pelúcia foram lançados com uniformes alusivos aos esportes praticados nos jogos olímpicos.

17. Mini Garrafinhas No Estilo Coca-cola - Charlie Brown Jr | Ano 2002

Mini Garrafinhas No Estilo Coca-cola - Charlie Brown Jr  | Ano 2002 / Reprodução

Em parceria com a Banda Charlie Brown Jr a Coca-cola lançou a Promoção "No Estilo Coca-cola" que trazia as famosas mini garrafinhas que desta vez vinham com um prendedor que servia para pendurar onde quiser, também foi muito usada com chaveiro.

18. Mini Garrafinhas das Olimpíadas de Atenas | Ano 2004

Mini Garrafinhas das Olimpíadas de Atenas | Ano 2004 / Reprodução

A Coca-Cola lançou promoção para comemorar os jogos olímpicos de 2004. “No Estilo Olimpíadas” o consumidor se divertia juntando provas de compra e trocando por mini-garrafas ou mini-engradados alusivos ao evento. A coleção completa é composta por 12 modelos de garrafinhas de plástico. Além das garrafinhas de ouro, prata, bronze, tocha olímpica e várias modalidades esportivas.

19. Mini Cds Vibe Sound Coca-Cola | Ano 2004

Mini Cds Vibe Sound Coca-Cola | Ano 2004 / Reprodução

A Coca-Cola lançou a promoção "Vibe Sound Coca-Cola", onde o cliente juntava pontos com tampinhas marcadas + um punhadinho de reais e "trocava" por um mini cd.

    CD 1 Rock Nacional (vermelho)
  • 01. Só por uma noite – Charlie Brown Jr.
  • 02. Outro lugar – Detonautas
  • 03. Admirável Chip Novo – Pitty
  • 04. Dias Atrás – COM 22
  • 05. Lado B e Lado A – O Rappa.
    CD 2 Pop Nacional (verde)
  • 01. Tô nem aí – Luka
  • 02. Filme de Amor – Wanessa Camargo
  • 03. Adoleta – Kelly Key
  • 04. Amanhã não se sabe – LS Jack
  • 05. Meu sonho – Kaleidoscopio.
    CD 3 Pop Rock Nacional (amarelo)
  • 01. O Vencedor – Los Hermanos
  • 02. Provas de Amor – Titãs
  • 03. Como devia estar – Capital Inicial
  • 04. Melô de Amor – Lulu Santos
  • 05. Seguindo Estrelas – Paralamas do Sucesso.
    CD 4 Pop Rock Internacional (preto)
  • 01. Rock your Body – Justin Timberlake
  • 02. White Flag – Dido
  • 03. Harder to Breathe – Maroon 5
  • 04. Why don’t you and I – Santana feat. Alex Bando f Calling
  • 05. Unstoppable – The Calling.

E tinha a coleção "Tudo de Vibe"

E tinha a coleção Tudo de Vibe / Reprodução
    MCD 01 (PEGA) - Musicas:
  • Anything - (Videoclip)
  • Tarde Vazia (Ira)
  • This Love (Maroon)
  • Equalize (Pity)
    MCD 02 (SUSSA) - Musicas:
  • True To Myself (videoclip)
  • Great Romantic (Tunde)
  • Alpem da onda (Cidade Negra)
  • Loandeando (Marcelo D2)
    MCD 03 (GÁS) - Musicas:
  • Punk Rock 101 (videoclip)
  • Desconfio (CPM 22)
  • Home (Three Days Grace)
  • Reza Vela (O Rappa)
    MCD 04 (FESTA) - Musicas
  • I See You Baby (FatBoy Slim Version)
  • Wonderful Night (Fatboy Slim Featuring Lateef)
  • Do Seu Lado (J Quest)
  • Sem Cansar (Capital Inicial)

20. Tag Hits Coca-Cola | Ano 2007

Tag Hits Coca-Cola | Ano 2007 / Reprodução

Da musicalidade das ruas surgiu a inspiração para a Coca-Cola lançar a “Promoção Tag Hits Coca-Cola”. Criada dentro do conceito da campanha “Viva o Lado Coca-Cola da Música”, que propõe a fusão de ritmos musicais e celebração das diferenças, a promoção distribuía aos participantes versões estilizadas de tags, colares cada vez mais presentes na moda urbana adolescente. Ao todo, são 10 opções de tags, com ilustrações que seguem o conceito gráfico das peças publicitárias da campanha “Viva o Lado Coca-Cola da Música”.

21. Copaloucos Copa do Mundo da Alemanha | Ano 2006

Copaloucos Copa do Mundo da Alemanha | Ano 2006 / Reprodução

Para o mundial FIFA de 2006 a Coca-Cola lançou uma promoção intitulada de “Copaloucos”, eram “locks” que unindo-se uns aos outros poderia fazer brinquedos ou chaveiros. Mas o destaque ainda era que a coleção trazia uma mini-taça FIFA com certificado de autenticidade. Para conseguir um envelope a pessoa tinha que pagar R$ 1,00 + 5 tampinhas (plásticas ou metalizadas ou ainda os anéis das latinhas):

Copaloucos Copa do Mundo da Alemanha | Ano 2006 / Reprodução

Para conseguir a taça a pessoa teria que ganhar um “vale-taça” que vinha dentro dos envelopes.

22. Corda na rua | Ano 2008

Corda na rua | Ano 2008 / Reprodução

Esse brinde foi lançado em 2008. Consistia em uma corda e em cada ponta era composta por uma garrafinha de coca cola. Bem pensado, após tomar aquele refrigerante, a pessoa ia lá fazer exercício para perder as calorias adquiridas.

23. Copos Copa do Mundo da Árica do Sul | Ano 2010

Copos Copa do Mundo da Árica do Sul | Ano 2010 / Reprodução

A campanha realizada em parceria com a com McDonald’s, reforçava a estratégia de promover ações voltadas à Copa do Mundo da FIFA de 2010. Os 6 Copos eram produzido em vidro transparente, foram inspirado no formato clássico da garrafa do refrigerante e pode ser encontrado nas cores verde, vinho, cristal, roxo, azul e lima. Para ganhar o copo exclusivo, basta o cliente comprar uma McOferta (sanduíche, acompanhamento e bebida) e um McFlurry no mesmo cupom fiscal.

24. Ioiôs Jogos Olímpicos de Londres | Ano 2012

Ioiôs Jogos Olímpicos de Londres | Ano 2012 / Reprodução

Febre no Brasil no início da década de 1980 e em meados dos anos 1990 em função de ações promocionais da Coca-Cola, o ioiô esteve de volta nos Jogos Olímpicos de Londres. A Coca-cola aproveitou o patrocínio ao movimento olímpico para lançar a promoção, em parceria com as franqueadas, uma nova versão temática do brinquedo.

25. Minigarrafinhas da Copa | Ano 2014

Minigarrafinhas da Copa | Ano 2014 / Reprodução

Parceira da Fifa, a Coca-Cola relançou as minigarrafinhas para homenagear os países que já sediaram a Capo do Mundo de Futebol, colecionáveis da Copa do Mundo. A promoção, que já havia feito sucesso no país durante a década de 80, e voltaram para a edição de 2014 do mundial com 18 miniaturas diferentes.

Minigarrafinhas da Copa | Ano 2014 / Reprodução

Os países que já sediaram o torneio – Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, México, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, França, Itália, Suécia, Suíça, África do Sul, Japão e Coréia do Sul – bem como as duas próximas sedes, Rússia e Catar, são tema das novas garrafinhas. Estarão disponíveis também duas edições especiais da marca e um miniengradado.

Para ganhar a minigarrafinha da Coca, o consumidor tinham que acumular pontos com tampinhas de garrafas ou anéis de latinhas, que eram de cor verde ou cinza. Quatro pontos e mais R$ 3,80 é o suficiente para uma miniatura.

26. Minigarrafinhas da Galera | Ano 2015

Minigarrafinhas da Galera | Ano 2015 / Reprodução

Minigarrafinhas da Galera, as famosas miniaturas de garrafas, sucesso nos anos 80 e na Copa do Mundo da FIFA 2014, desta vez com 15 modelos em alumínio, que pudiam ser personalizados com 150 opções de nomes e nove apelidos, nas cores vermelha, preta e branca. Havia também o miniengradado.

Minigarrafinhas da Galera | Ano 2015 / Reprodução

Todo o conceito da campanha Bebendo uma Coca-Cola com é baseado na conexão dos jovens com a sua galera. Na primeira fase, a proposta era a de que o consumidor encontrasse nas embalagens de Coca-Cola e de Coca-Cola Zero o nome de alguém especial e compartilhasse a bebida com essa pessoa. No total, foram selecionados 600 nomes. Nessa segunda etapa, o objetivo é que cada jovem possa colecionar as minigarrafinhas de Coca-Cola com os nomes dos seus amigos. Cada minigarrafinha representa um amigo e o miniengradado, a vontade de juntá-los no mesmo lugar.

Fonte: Ufogeeks / plugcitarios / velhariadigital / craftlandia / administradores / museudacopa / brasilcult / valeapenarelembrar / semprefamilia / revistafatorbrasil

Comentários

Games

Mais Notícias

Cinema

Mais Notícias

TOP Listas

Mais Notícias

Cosplay

Mais Notícias

Séries

Mais Notícias

Curiosidades

Mais Notícias

Mundo Geek

Mais Notícias

Nasa

Mais Notícias

News

Mais Notícias

Nostalgia

Mais Notícias

Ufologia e Astronomia

Mais Notícias

Tecnologia

Mais Notícias