Copa do Mundo 2022: veja 22 curiosidades sobre o Mundial do Catar

Estádio desmontável, impedimento semiautomático, cinco substituições por seleção... Falta muito pouco para o começo da Copa do Mundo do Catar e o Estadão traz 22 curiosidades sobre o Mundial deste ano.

TOP 22 grandes invenções e avanços tecnológicos do século XX

Durante o século XX, a expansão econômica e o emprego de novas tecnologias possibilitou a criação de novas invenções que viriam a facilitar a vida de muitas pessoas. Muitos dos inventos que fazem parte da nossa rotina foram criados há bastante tempo, mas foram sendo aperfeiçoados ao longo dos anos. A partir da segunda metade do século um novo ciclo de invenções, conhecido como revolução tecnocientífica, provocou importantes transformações na economia e na cultura mundiais.

Inventos como o computador pessoal, aparelhos como celular e fax mudariam a forma de relacionamento entre as pessoas, a produção industrial ganhou um grande impulso transformando toda a economia capitalista. Mas nem todas as invenções trouxeram benefícios para a sociedade mundial, alguns inventos também foram responsáveis por grandes tragédias, como é o caso da Bomba Atômica. Veja abaixo a lista com algumas das maiores invenções do século XX.



01. AVIÃO (1906)

Um brasileiro entraria para a história como o inventor do primeiro avião. Alberto Santos Dumont foi o responsável pela criação do 14 Bis conhecido também como ‘Oiseau de Proie’, que em francês significa ‘Ave de Rapina’. A primeira demonstração de voo foi realizada em 12 de novembro de 1906 em Paris, na França e acompanhada por uma multidão de pessoas espantadas e documentada pela presença da imprensa europeia.

O que levou o 14 Bis a ser considerado o primeiro avião foi a sua capacidade em realizar um voo completo e de decolar e pousar sem a utilização de uma rampa para lançamento. Ao ver a sua invenção seu utilizada durante a Primeira Guerra Mundial, Santos Dumont entraria em profunda depressão e cometeria suicídio em 1932.


02. RADAR (1904)

O princípio do radar foi descoberto pelo alemão Heinrich Hertz (1857-1894), em 1888, e, em 1900, Nikola Tesla (1856-1943), na Croácia, foi o primeiro a descrever um sistema para determinar a localização de objetos em movimento usando ondas de rádio. Em 1904, Christian Hulsemeyer patenteou um detector de rádio baseado na idéia de Tesla o primeiro dispositivo para detectar objetos a longas distâncias. Em 1920, Gregory Breit e Merle Tuve (1901-1982), nos Estados Unidos, usaram um sistema similar para medir o comprimento da ionosfera, a camada da atmosfera terrestre que reflete as ondas de rádio.


03.MOTOR A JATO (1910)

Vários pesquisadores haviam desenvolvido motores de propulsão baseados em fluidos o romeno Henri Coanda inventou o primeiro avião com motor a jato, o Coanda-1910. Era uma aeronave de design pouco convencional e sua característica principal era seu sistema de propulsão. Empregava um motor do tipo termojato, que é uma tecnologia intermediária entre o motor a pistão e o motor a reação. Utilizava um motor de combustão interna comum que acionava um compressor no lugar de uma hélice. O combustível misturado ao ar comprimido era queimado em duas câmaras de combustão e ejetado pelas suas laterais. Com isto pretendia-se obter a força para impulsionar o avião.

Em 6 de dezembro de 1910, durante um teste no solo, Coandă foi surpreendido pela potência do propulsor e a aeronave decolou. Não conseguiu controlar o aparelho que caiu em chamas.


04.DERIVA CONTINENTAL(1913)

Teoria criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa.

Depois de milhões de anos houve uma fragmentação surgindo dois megacontinentes chamados de Laurásia e Godwana, e apartir daí os continentes foram se movendo e se adequando às configurações atuais.

O ponto crucial para o desenvolvimento da teoria da Deriva Continental, que na sua essência significa movimentação dos continentes, ou ainda, placas que se movem, é a constatação de que a Terra não é estática. Então Wegener percebeu que a costa da África possuía contorno que se encaixava na costa da América do Sul.


05.LINHA DE PRODUÇÃO (1913)

Linha de produção ou linha de montagem pode ser entendida como uma forma de produção em série, onde vários operários, com ajuda de máquinas, especializados em diversas funções específicas e repetitivas, trabalhando de forma sequencial, chega-se a um produto semi-acabado ou acabado; ocorre quando um estabelecimento industrial com o auxílio de máquinas transformam as matérias-primas e produtos semi-acabados em produtos acabados destinados ao consumo. A forma mais característica, a da montagem em série, foi inventada por Henry Ford, empresário estadunidense do setor automobilístico. Graças a ela, Ford conseguiu produzir em massa seu famoso carro Ford T.

Foi concebida por Henry Ford inicialmente para a fabricação dos automóveis Ford no ano de 1913 sendo desde essa data considerada uma das maiores inovações tecnológicas da era industrial, pois graças a ela o tempo de produção de peças sofreu um decréscimo significativo (Chase et al., 1995, p. 21), permitindo que dessa maneira se produzisse em maior quantidade, o que mais tarde acabou por se reflectir no preço dos produtos, tornando assim os mesmos mais acessíveis a outras classes sociais.


06.TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL (1915)

Em sua teoria da Relatividade Geral, Einstein procura avaliar o que acontece em referenciais não inerciais (que possuem aceleração). Ele chega a algumas importantes conclusões:

- Um referencial que sofre aceleração é equivalente a um referencial submetido a uma força atuando à distância.

Por exemplo, quando um elevador sobe, o passageiro não tem como distinguir se o elevador realmente iniciou o movimento ou se alguma força começa a empurrá-lo para baixo (exceto pelo indicador dos andares).

- A Força Gravitacional é provocada por uma distorção na relação entre espaço e tempo.

Isso pode ser observado por um corpo em queda que percorre espaços maiores em tempos cada vez menores. Toda massa provoca essa distorção e quanto maior a massa maior a distorção.


07.TELEVISÃO (1923)

A invenção da televisão não foi um processo muito rápido, o tubo televisivo foi criado em 1923 por Vladimir Zworykin um inventor russo que morava nos Estados Unidos. Mas a primeira transmissão ocorreria apenas em 1928, a má qualidade das imagens assemelhava o televisor aos rádios. Em 1935 o aparelho fez as primeiras transmissões pra valer, no entanto só poderia ser assistida em salas públicas.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e diminuição do custo na produção o aparelho se popularizou. As primeiras imagens televisivas eram transmitidas em preto e branco, mas já em 1954 foram criadas as primeiras televisões em cores. A televisão chegou ao Brasil em 1950, mas seu alto custo fez dela um aparelho destinado as classes com poder aquisitivo mais alto. As casas que possuíam um televisor viraram ponto de encontro de familiares e vizinhos, aos poucos se tornou o meio de comunicação mais popular.


08.TEORIA DO BIG BANG (1927)

Em 1927, o padre e cosmólogo belga Georges Lemaître realizou estudos que indicavam a expansão do universo, que seria causada pela explosão de um átomo original. A teoria do Big Bang foi reforçada pelos estudos de Edwin Hubble (1889 - 1953) de que as galáxias estão acelerando e se afastando em todas as direções como se fossem impelidas por uma grande força. Foi a explosão maciça, segundo a teoria, que permitiu que toda a matéria-prima criasse o espaço e o tempo.

Conforme a teoria, no instante um trilhão de trilionésimo de segundo após o Big Bang, o Universo quente e denso se expandiu com rapidez incompreensível para os padrões humanos, dando origem ao escopo astronômico. A expansão continuou de maneira mais lenta nos anos que se seguiram.

O modelo elaborado por Lemaître indica que a observação do Universo um segundo após o Big Bang demonstraria um mar de nêutrons, prótons, elétrons, pósitrons, fótons e neutrinos. À medida em que o Universo esfriava, houve a combinação entre os elementos para a formação dos neutros. Antes desse evento, chamado "recombinação", o Universo era opaco, mas tornou-se transparente na chamada pós-luminescência do Big Bang, também chamada de radiação cósmica de fundo.


09.PENICILINA (1928)

O médico Alexander Fleming foi o responsável por descobrir que um fungo de nome Penicillium notatum impedia a evolução das bactérias. Sua descoberta levaria a criação da Penicilina, o primeiro antibiótico. Essa invenção revolucionaria o mundo da medicina a partir dos anos 40 quando passou a ser produzida em larga escala para fins terapêuticos promovendo grandes contribuições à sociedade da época, que sofria com doenças infeciosas de origens bacterianas.


10.FAX (1929)

O inventor alemão Rudolf Hell criou em 1929 uma máquina capaz de transmitir textos eletronicamente. O dispositivo é formado por um telefone e uma copiadora, consiste na cópia do documento e envio pela linha telefônica. A invenção foi um grande sucesso entre agências de notícia e investigação. Com o tempo foi sendo substituído por novas tecnologias, o uso da internet se mostraria muito mais eficaz para o compartilhamento rápido de documentos.



11.BOMBA ATÔMICA (1940)

No início da década de 1940 com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, os países envolvidos no conflito viram a necessidade de criar cada vez mais armas super potentes que fossem capazes de destruir o inimigo. Sendo assim pesquisadores europeus utilizando se das teorias desenvolvidas por Albert Einstein de que um átomo quando em contato com outro poderia gerar uma grande quantidade de energia e promover uma explosão atômica capaz de destruir a humanidade desenvolveram a bomba atômica.

O seu poder de destruição foi mostrado ao mundo em 1945 quando os Estados Unidos às lançaram respectivamente sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando cerca de 350.000 pessoas. Apesar de outros países também terem desenvolvido armamentos atômicos, a bomba atômica nunca mais foi utilizada. Os estragos causados por ela são sentidos pela população das duas cidades japonesas até os dias atuais.


12.ENERGIA NUCLEAR (1942)

A fissão nuclear foi descoberta anos antes, mas a primeira reação em cadeia foi supervisionada pelo físico italiano Enrico Fermi (foto), que trabalhava no Projeto Manhatan.

Após o fim da II Guerra Mundial, a América realizada a supremacia militar devido a sua considerável potencial atômico. A complexidade existente em torno das questões da energia nuclear militar e civil, necessário o estabelecimento de uma articulação legal para aplicações civis no país e regulamentação internacional em todos os níveis.

Apesar de vários encontros internacionais teve lugar, os Estados Unidos recusaram-se a perder a sua importância, e ele conhecia o presidente Truman afirmando: "Temos de constituir-se como guardiões dessa nova força, para evitar que o seu emprego nefasto, e dirigi-la para o bem da humanidade..."

Em 1946, o plano americano, que consistia em uma liberação gradual de segredos, fábricas e bombas nucleares, dando todo o corpo, em troca do controle internacional e inspeção foi apresentado nas Nações Unidas.

Este controle foi nem bem recebido pela ex-União Soviética, cujo representante, Andrei Gromyko, apresentou um contador sobre a qual construir armas atômicas foi proibida e a eliminação da existente é necessária a curto prazo. Depois de vários anos de negociações, o primeiro plano de não-proliferação nuclear foi um fracasso.


13.TRANSISTOR (1947)

É um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos, além de retificadores elétricos em um circuito, podendo ter variadas funções. O termo provém do inglês transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.

O transístor de silício e germânio foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone por John Bardeen e Walter Houser Brattain em 1947 e, inicialmente, demonstrado em 23 de Dezembro de 1948, por John Bardeen, Walter Houser Brattain e William Bradford Shockley, que foram laureados com o Nobel de Física em 1956. Ironicamente, eles pretendiam fabricar um transistor de efeito de campo (FET) idealizado por Julius Edgar Lilienfeld antes de 1925, mas acabaram por descobrir uma amplificação da corrente no ponto de contato do transistor. Isto evoluiu posteriormente para converter-se no transistor de junção bipolar (BJT). O objetivo do projeto era criar um dispositivo compacto e barato para substituir as válvulas termoiônicas usadas nos sistemas telefônicos da época.

Os transistores bipolares passaram, então, a ser incorporados a diversas aplicações, tais como aparelhos auditivos, seguidos rapidamente por rádios transistorizados. Mas a indústria norte-americana não adotou imediatamente o transistor nos equipamentos eletrônicos de consumo, preferindo continuar a usar as válvulas termoiônicas, cuja tecnologia era amplamente dominada. Foi por meio de produtos japoneses, notadamente os rádios portáteis fabricados pela Sony, que o transistor passou a ser adotado em escala mundial.


14.PÍLULA ANTICONCEPCIONAL (1951)

Em 1939, Russell Marker, químico da Penn State University, que procurava fontes naturais para extração de progesterona, começou a pesquisar a raiz de uma planta usada pelos índios mexicanos e conhecida como "yam" ou "cabeza de negro". Com o desinteresse dos americanos pela descoberta, ele montou um pequeno laboratório farmacêutico no México para a pesquisa e produção. Após alguns anos, desiludido, abandonou a atividade, dedicando-se ao comércio de prata. Dez anos depois, o químico Carl Djerassi, que o substituiu, retomou as pesquisas, que permitiram, em 1951, que o jovem químico mexicano Luiz Miramontes completasse a síntese, por metodologia mais adequada, de uma nova progesterona, que era efetiva por via oral e que poderia ser usada em distúrbios menstruais, mas que ainda não tinha sido utilizada como contraceptivo em humanos.

Isto só ocorreu pela intervenção de Margaret Sanger, enfermeira, que defendia a necessidade de um controle da natalidade e que tinha sido responsável pela criação da primeira clínica de planejamento familiar nos EUA, em 1916, e de Katharine McCormick, filantropa e defensora da causa, que obteve recursos financeiros para as pesquisas. Em 1953, Gregory Pincus, bioquímico da Worcester Foundation for Experimental Biology, e John Rock, ginecologista da Harvard Medical School, iniciaram testes laboratoriais em humanos para avaliar a possibilidade de lançamento de um comprimido que impedisse a gravidez. Essa pesquisa teve a participação do químico Frank Colton e do laboratório responsável pela produção do primeiro produto, que apoiaram a iniciativa e promoveram a modificação na estrutura química da substância sintetizada no México, permitindo o seu uso na composição da primeira pílula anticoncepcional.


15.FIBRA ÓTICA (1952)

Em 1952 o físico indiano Narinder Singh Kapany, com base nos estudos efetuados pelo físico inglês John Tyndall de que a luz poderia descrever uma trajetória curva dentro de um material (no experimento de Tyndall esse material era a água), Kapany pôde concluir suas experiências que o levaram à invenção da fibra óptica.

A fibra óptica revolucionou o campo das telecomunicações por ser um excelente meio de transmissão utilizado em sistemas que exigem alta largura de banda, tais como: o sistema telefônico, videoconferência, redes locais (LANs), etc.


16.ESTRUTURA DO DNA (1953)

O ácido desoxirribonucleico, frequentemente abreviado como DNA, constitui o principal componente do material genético da imensa maioria dos organismos, sendo o elemento químico primário dos cromossomos e o material com o que os genes estão codificados. Cada molécula de DNA é constituída por duas cadeias ou fitas formadas por um elevado número de compostos químicos chamados nucleotídeos. Estas cadeias formam uma espécie de escada retorcida que se chama dupla hélice e cujo modelo foi proposto em 2 de abril de 1953 por James Watson e Francis Crick (o artigo Molecular Structure of Nucleic Acids: A Structure for Deoxyribose Nucleic Acid foi publicado no dia 25 de abril de 1953). O sucesso deste modelo radicava em sua consistência com as propriedades físicas e químicas do DNA, mostrando ainda como a complementaridade de bases podia ser importante em sua replicação, e também a importância da sequência de bases, como uma forma de informação genética.


17.CELULAR (1956)

Atualmente o uso do celular se tornou uma febre mundial, o seu rápido aperfeiçoamento no decorrer dos anos fez com que esse aparelho exercesse diversas funções e se tornasse indispensável para a maioria das pessoas. O primeiro aparelho foi desenvolvido pela Ericsson em 1956, mas transportá-lo não era assim tão fácil, os primeiros celulares pesavam em média quarenta quilos e o alto custo em sua produção dificultou a sua popularização. Já em 1973 a Motorola lança um aparelho mais acessível pesando cerca de um quilo e medindo vinte e cinco centímetros de comprimento e sete de largura, a primeira chamada móvel foi realizada na cidade de Nova York. O primeiro celular chegou ao Brasil em 1990.


18.EXPLORAÇÃO ESPACIAL (1957)

O lançamento do primeiro satélite artificial à órbita terrestre, o Sputnik (que significa satélite em russo), em 03 de outubro de 1957, marcou o início da chamada corrida espacial entre EUA e URSS. A façanha colocava os russos em vantagem em relação aos EUA na tecnologia aeroespacial, intensificando os investimentos em pesquisa na área, o que resultou no mesmo ano o envio do primeiro ser vivo a ir ao espaço que foi a cadela Laika, enviada em uma missão russa. O primeiro homem a sair da atmosfera foi Yuri Gagarin, em 1961 e em pouco mais de dez anos, no envio do homem ao espaço e na descida à Lua em 1969.


19.LASER (1959)

O laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, isto é, amplificação de luz por emissão estimulada de radiação) é uma luz altamente concentrada que viaja em linha reta, e que tem várias aplicações — desde sua utilização em impressoras até em delicadas operações cirúrgicas.

O raio laser resulta de uma descarga elétrica em um tubo contendo uma mistura de gases — incluindo sempre o gás hélio e o gás neon. Desta, implica na emissão de fótons, pelos elétrons dos gases, que se chocam com os novos elétrons, provocando uma reação em cadeia. O fóton é menor porção possível da luz, com valor exatamente determinado para cada frequência de radiação; nesse caso do raio laser, é emitido todos com a mesma energia — ou seja, com o mesmo comprimento da frequência da onda — implicando que saiam do tubo como um feixe fino de luz. Se difere totalmente da luz comum, pois esta emite frequências de onda de diferentes comprimentos, e assim se dispersa pelo ambiente.

O termo foi publicado pela primeira vez em 1959, pelo cientista americano, Gordon Gould, para descrever um dispositivo que emite luz por um processo de amplificação ótica baseado na emissão estimulada de fótons. Antes, outros pesquisadores haviam concentrado seus estudos em invenções parecidas.


20.COMPUTADORES PESSOAIS (1950/80)

Em 1946, era anunciado o nome do primeiro computador digital eletrônico de grande escala: o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). Criado pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company. O ENIAC pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 270 m² de área construída. O matemático Alan Turing ficou conhecido como o Pai da ciência da computação por ter formalizado o conceito de algoritmo e por ter desenvolvido o computador moderno. Os microcomputadores foram popularizados na década de 1980, com os produtos da Apple, idealizados por Steve Jobs.

Atualmente utilizamos computadores portáteis o tempo todo, os tablets, notebooks, smarthphnes nos permitem estar conectados em qualquer lugar. Mas o primeiro computador portátil foi criado em 1981 e batizado de Osborne 1. A possibilidade de transportar um computador dobrável que seria transformado em uma maleta fez com que em poucos meses dez mil unidades fossem vendidas. O monitor do Osborne 1 media cinco polegadas e pesava em média doze quilos, porém ele ainda era grande para ser usado no colo e o que dificultava ainda mais o seu uso era a necessidade dele estar o tempo todo conectado a uma tomada. A partir de 1981 os notebooks foram sendo aperfeiçoados e a popularização desses aparelhos aconteceria nos anos 90.



21.INTERNET (1992)

A Internet se origina de um projeto chamado Arpanet desenvolvido nos Estados Unidos durante a Guerra Fria pelo seu Departamento de Defesa norte-americano. A disputa existente entre União Soviética e Estados Unidos estimulou o desenvolvimento tecnológico, qualquer nova invenção poderia ser uma vantagem em relação ao inimigo. Nesse período havia uma intensa rede de espiões dos dois lados, assim os militares americanos viram a necessidade de criar um sistema de proteção aos dados secretos do governo. Eles pensavam que se houvesse um ataque ao Pentágono todas as informações secretas mantidas ali poderiam desaparecer.

Para evitar que isso ocorresse em 1969 foi criado um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. Compartilhar as informações em vários computadores seria uma forma de protegê-las, esse teria sido o primeiro e-mail enviado. O ataque inimigo nunca aconteceu, no entanto os americanos criaram um meio de comunicação que iria dominar o mundo rapidamente. Com o fim da Guerra Fria estudantes universitários se empenhariam para aperfeiçoar a rede. A popularização da internet a World Wide Web (rede mundial de computadores) se daria a partir do ano de 1992, pelo cientista Tim Berners-Lee.


22.CLONAGEM DE MAMÍFEROS (1996)

A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero clonado por transferência nuclear de células somáticas. O Prof. Ian Wilmut, do Instituto Roslin, da Escócia, foi o pesquisador responsável por este experimento. O estudo foi publicado em 1997, mas foi realizado ao longo de 1995 e 1996.

A ovelha Dolly nasceu em 05 de julho de 1996. O nome Dolly foi uma referência a cantora norte-americana Dolly Parton. O núcleo utilizado no processo de clonagem foi oriundo de uma célula da glândula mamária de uma ovelha de seis anos denominada Bellinda, da raça Finn Dorset. Uma outra ovelha, chamada Fluffy, da raça Scottish Blackface, foi a doadora do óvulo utilizado para receber este núcleo, Finalmente, uma terceira ovelha, Lassie, da raça Scottish Blackface foi quem gestou a ovelha Dolly. Para evitar que pudessem ser misturadas características destas três fêmeas, elas eram de raças com características fenotípicas diferentes entre si. Vale lembrar que foram feitas 276 tentativas para ser obtido um animal clonado viável.


Fonte: Ufogeeks com
escolaeducacao
todamateria
wikipedia.org
superinteressante

Comentários

Games

Mais Notícias

Cinema

Mais Notícias

TOP Listas

Mais Notícias

Cosplay

Mais Notícias

Séries

Mais Notícias

Curiosidades

Mais Notícias

Mundo Geek

Mais Notícias

Nasa

Mais Notícias

News

Mais Notícias

Nostalgia

Mais Notícias

Ufologia e Astronomia

Mais Notícias

Tecnologia

Mais Notícias