- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Todos nós temos uma animação que marcou nossa vida. Atuais ou clássicas, vamos relembrar agora 45 séries animadas que são inesquecíveis!
45. Tico e Teco e os Defensores da Lei
Com essa animação, Tico e Teco ganharam seu próprio espaço na grade de TV. A dupla de esquilos costumava aparecer em outros desenhos, muitas vezes ao lado de Pato Donald e Pluto, e fazia muito sucesso. O desenho foi exibido na Globo a partir de 1993 e no SBT entre 1999 e 2004.
No desenho, Tico e Teco resolvem abrir uma agência de investigação chamada Conexão Salva-Ação (Rescue Rangers, no original) e contam com ajuda de alguns companheiros para desvendar mistérios e pequenos “crimes”. Ao contrário de outros desenhos da Disney, os protagonistas têm contato com personagens humanos que contratam seus serviços, o que torna tudo ainda mais divertido.
44. DuckTales – Os Caçadores de Aventura
DuckTales é considerado um dos desenhos animados mais famosos da Disney por ter sido o seriado com mais episódios exibidos: exatos 100. Os capítulos envolvem, geralmente, o Tio Patinhas e sua família, tesouros, amigos e, é claro, inimigos que querem sua fortuna e todos os seus bens. Huguinho, Zezinho e Luizinho, sobrinhos do Tio Patinhas, também estão na história, viajando pelo mundo ao lado do Capitão Bóing para resolver os problemas do Tio rico.
DuckTales ficou em exibição durante muitos anos e foi transmitidos por diversos canais da Disney, além de ter sido exibido na antiga TV Globinho e no SBT, quando conseguiu boa parte de seus fãs. O desenho gerou uma série em quadrinhos chamada “DuckTales no Brasil” e inúmeros jogos de videogame.
43. Super Choque
Do original Static Shock, Super Choque tem um ponto extremamente importante que garante seu lugar aqui: representatividade. Hoje, há uma variedade bem maior de animações e de super-heróis negros, porém, nos anos 2000, quando o desenho chegou ao Brasil, ainda não havia essa divulgação; por isso, o desenho se tornou um sucesso.
Até certo ponto da série, Super Choque é tratado como um personagem fora do universo da DC, assim como nos quadrinhos, que via outros heróis, como Superman e Batman, apenas como fictícios. Porém, a série começou a fazer crossovers com o Batman e até com a própria Liga da Justiça, trazendo ainda mais fãs para a animação.
42. As Tartarugas Ninja
Se você não conhece As Tartarugas Ninja, saiba que não é fácil explicar: são quatro tartarugas antropomórficas, que têm nomes de artistas renascentistas (Michelangelo, Donatello, Leonardo e Raphael) e são treinadas por um rato sensei na arte do ninjutsu. Todas elas vivem nos esgotos de Nova York, unindo-se para derrotar possíveis ameaças à cidade.
A primeira aparição dos personagens foi em 1984, em uma revista em quadrinhos que fez tanto sucesso que mais tarde foi expandida para séries, filmes, jogos e muito mais. Originalmente, as Tartarugas Ninja eram uma paródia dos Novos Mutantes da Marvel. A animação foi a maior da história até 1996, quando foi superada por Os Simpsons.
41. Futurama
Do mesmo criador de Os Simpsons, Futurama traz a história de Philip J. Fry, um entregador de pizza do século XX que, acidentalmente, acaba congelado em criogenia por mil anos. Quando acorda, o mundo já não é mais o mesmo e ele resolve fazer o quê? Conseguir um emprego como entregador de pizza, mas agora no futurístico século XXXI!
Além de piadas infames, Futurama apresenta problemáticas bem atuais e suas consequências no futuro, como aquecimento global, abuso de drogas, entre outros temas que são amplamente abordados em um desenho que se passa no planeta Terra.
40. Os Gárgulas
Uma mistura de magia, ficção científica e um pouco de Shakespeare foi a fórmula para a animação Os Gárgulas. Em meados dos anos 1990, uma das séries mais loucas da história foi exibida com uma premissa meio confusa: as criaturas conhecidas como gárgulas, que ficam nas pontas de construções, passam seus dias como estátuas; mas, à noite, simplesmente ganham vida.
Os Gárgulas nunca foi um ícone, mas com certeza tinha um toque a mais entre as séries medianas da época e grandes plots para se tornar marcante para muitas pessoas. Sua segunda temporada conseguiu sair ainda mais da caixinha com narrativas incríveis e garantiu sua presença nesta lista.
39. Doug
Impossível falar de Doug e não começar a cantarolar a música de abertura na cabeça. A animação conta a história de Doug , um garoto tímido e criativo, seu cachorro Costelinha, sua família e seu melhor amigo, Skeeter. Na série, Doug é apaixonado por Patti Maionese, que também é sua melhor amiga, e tem que conviver com Roger, um valentão da escola que faz de tudo para estragar os dias do protagonista.
Por dentro desse mundo, ainda podemos acompanhar as aventuras que o próprio Doug imagina. Nelas, acabamos conhecendo o Homem-Codorna, um alter ego de Doug, e outras versões dele, como o espião Smash
Adams e o aventureiro Race Canyon, todos vivendo dentro da mente criativa do menino. Não tem como se lembrar dessa série e não pensar com carinho em seus personagens azuis, amarelos ou verdes.
38. Bob Esponja
Adulto, criança ou adolescente, qualquer um acaba dando risada ao assistir a Bob Esponja. O desenho, ainda atual (considerando os outros da lista), tem tiradas engraçadas e piadas que fogem do comum. Além disso, o Bob Esponja por si só conquista com sua inocência natural quem assiste. Patrick Estrela e seus outros companheiros de “cena” também são fascinantes e angariam uma legião de fãs para a animação.
Bob Esponja fez tanto sucesso que chegou a ganhar um longa para os cinemas, o qual teve até uma sequência. Além disso, existem diversas referências do criador da série a locais originais, como onde exatamente seria a Fenda do Biquíni, entre outras curiosidades. A animação já tem mais de 300 episódios e segue sendo exibida.
37. Scooby-Doo, Cadê Você?
Scooby-Doo teve diversas versões, mas Cadê você? provavelmente foi a mais marcante, pois foi a primeira. Estreando em 1969, a animação foi exibida no Brasil pelo SBT e pelo Cartoon Network. A história mostra quatro adolescentes enxeridos e seu cachorro esfomeado desvendando mistérios em diferentes lugares do mundo.
Os episódios tiveram diversas participações especiais animadas. As histórias eram soltas, no estilo “caso do dia”, para que fosse possível acompanhar sem se prender a uma sequência correta. O desenho animado chegou a ganhar prêmios e estar entre as 100 melhores animações já exibidas.
36. Johnny Bravo
Johnny Bravo, que dá nome à série, é um cara não muito inteligente, que tem um estilo inspirado em Elvis Presley e acredita ser um presente de Deus para as mulheres ao seu redor — mesmo que acabe sempre apanhando. A produção nunca tentou ser mais do que realmente um desenho cômico, sem a intenção de passar mensagens, mas ao mesmo tempo deixa claro o que é “certo” e “errado” com as reações dos personagens.
Johnny Bravo se tornou um dos desenhos mais importantes do Cartoon Network, assim como clássicos como O Laboratório de Dexter, A Vaca e o Frango e Du, Dudu e Edu. Esses seriados conseguiram fazer o canal passar de um meio para que as crianças ficassem vidradas vendo TV para um canal em que era realmente possível se divertir.
35. Rugrats: Os Anjinhos
Um clássico da antiga Nickelodeon (Nick, hoje em dia), Rugrats foi um sucesso durante sua exibição, tendo ganhado até mesmo uma estrela na Calçada da Fama. No desenho, bebês conseguem se comunicar entre si com uma linguagem não compreendida pelos adultos. Angélica, com 3 anos de idade, consegue falar com os dois lados, sempre arrumando um jeito de tirar vantagem disso.
Durante os episódios, os bebês vivem aventuras imaginativas para conseguir coisas simples, como doces. Muitas vezes, eles entendem de forma literal as metáforas que os pais falam, o que gera confusões e acabou marcando muito a todos que assistiam ao desenho. A animação era dirigida por Steven Spielberg, ganhou filmes e ainda promete uma versão live-action para os próximos anos. Será?
34. Space Ghost
Space Ghost narra as aventuras de um super-herói que viaja pelo espaço combatendo vilões com a ajuda de dois sidekicks adolescentes, Jan e Jace, e o macaco Blip. A série possui diversas referências da cultura pop, tendo começado em um quadrinho de super-heróis da Hanna-Barbera e navegado tanto na Marvel quanto na DC com histórias publicadas pelas duas editoras.
A DC Comics chegou a lançar uma minissérie, intitulada Space Ghost, que mostra a origem do herói, revelando-o como um pacifista interplanetário. Anos depois, o personagem foi revivido em Space Ghost: de costa a costa, uma série cômica que faz paródias de talk shows como David Letterman e Jô Soares.
33. O Laboratório de Dexter
O Laboratório de Dexter foi uma das grandes animações do Cartoon Network. Com As Meninas Super-Poderosas e Jhonny Bravo, o desenho está na memória de muitos que foram criança nos anos 2000. A história do garoto gênio ruivo que constrói um laboratório gigante dentro de casa (até hoje não entendo a lógica, mas, por favor, ele era um gênio e eu não) é viciante. Sem um arco que ligue toda a história, é possível pegar qualquer episódio para assistir e, mesmo assim, divertir-se.
Dee Dee é um ponto importante, afinal, quem seria Dexter sem a irmã irritante e (temos que assumir) que dá ainda mais vida para o desenho? Apesar de muito difícil de lidar, muitas vezes Dee Dee é o ponto central e estopim das aventuras mais divertidas. Além disso, aposto que até hoje você não esqueceu o que é omelette du fromage.
32. Jonny Quest
Jonny Quest foi um marco na sua época de exibição, pois foi um dos primeiros desenhos de ficção científica, além, é claro, de ter muita aventura. A animação causou um forte impacto por ter um traço totalmente diferente do que o público estava acostumado a ver, com um estilo mais realista, destoando e chamando atenção para si.
Na animação, Jonny é filho do Dr. Quest, um cientista que trabalha para o governo britânico para proteger o Planeta. O menino tem um amigo indiano, Hadji, que faz mágicas e foi adotado pelo Dr. Quest. O desenho fez tanto sucesso que teve duas continuações: As Novas Aventuras de Jonny Quest, em 1986, e As Incríveis Aventuras de Jonny Quest, em 1996.
31. Os Jetsons
Por mais que soubéssemos que Os Jetsons era apenas uma animação, quem nunca acreditou que nosso futuro seria como o que é mostrado em cada episódio? Carros voadores, empregadas-robôs, casas suspensas e tudo quanto é tipo de tecnologia…
Esse foi um dos desenhos mais famosos da Hanna-Barbera, perdendo apenas para Os Flintstones e Tom & Jerry. Contando a história de George, Jane, Judy, Elroy, da robô Rosie e do cão Astro, Os Jetsons teve 75 episódios, mas parece que durou uma verdadeira eternidade se paramos para pensar no tempo em que assistíamos a todos esses desenhos.
30. Pinky e o Cérebro
Pinky e Cérebro estão inseridos no universo dos Animaniacs, tendo aparecido em alguns episódios especiais, mas como não falar diretamente dos ratos de laboratório que querem dominar o mundo? A dupla se encontra presa no laboratório de experimentos da ACME e quer sempre arrumar um jeito de fugir e conquistar o mundo — tendo chegado bem perto algumas vezes.
Pinky é o personagem mais espirituoso, engraçado e tido como “burro”, o sidekick de Cérebro, que é uma espécie de gênio do mal e faz de tudo para realizar seu sonho de todas as noites: tentar dominar o mundo. Os dois fazem aparições em outros desenhos da Warner, assim como vários personagens aparecem no laboratório no qual os dois vivem.
29. Os Flintstones
Uma clássica família dos anos 1960 é a perfeita definição para Os Flintstones, porém, o que os faz tão especiais é o fato de que a animação é ambientada na Idade da Pedra. É hilário ver como eles utilizam os mesmos eletrodomésticos que nós, mas feitos com pedras, folhas e com a ajuda de animais pré-históricos.
No desenho, acompanhamos a família Flintstone, que vive na cidade de Bedrock e é formada por Fred, Vilma e Pedrita. Fred, o pai da família, trabalha em uma pedreira e dirige um carro com rodas de pedra cujo combustível são os seus pés. Não podemos deixar de falar dos marcantes vizinhos Barney e Betty, pais de Bam-Bam!
Com 166 episódios, Os Flintstones era o espelho de Os Jetsons, que se passava no futuro, e os dois chegaram a ter um crossover.
28. Animaniacs
Com 99 episódios e um filme, Animaniacs é uma grande mistura de humor, conteúdo educacional, música e um pouco da história dos personagens. O desenho não tem uma linha do tempo correta e todos os episódios podem ser vistos de forma separada; cada história é formada por três mini episódios com um grupo de figuras específicas e, é claro, os clássicos irmãos Yakko, Wakko e Dot.
A história gira em torno dos irmãos que foram estrelas de um desenho em 1930, acabaram trancados na torre de água da Warner Bros. e só conseguiram escapar (finalmente) em 1990. Durante a fuga, Yakko, Wakko e Dot acabam interagindo com personagens de outros desenhos, como Pink e Cérebro, e “funcionários” da Warner, transformando toda a animação em um grande crossover que tem muito conteúdo educativo de forma divertida.
27. Avatar: A lenda de Aang
Avatar é um desenho estadunidense-coreano com muita influência de animes e que mexeu com toda sua audiência durante seus anos de exibição. A animação se passa em um mundo virtual, completamente diferente do nosso, no qual as pessoas são muito influenciadas pela cultura asiática e artes marciais, principalmente kung-fu, misturado com magias de água, fogo, terra e ar.
A história trata desse mundo, que é dividido em quatro nações baseadas nos elementos da natureza e vive em paz graças ao “Avatar”, uma pessoa que nasce em uma comunidade diferente a cada encarnação para manter o equilíbrio, sendo a única que consegue controlar os quatro elementos. Porém, quando uma guerra entre os povos começa, o Avatar da geração desaparece, justamente quando é mais necessário.
26. Phineas e Ferb
Se existe um desenho que tomou a fórmula das animações e se deu bem com isso foi Phineas e Ferb. Com números musicais, episódios recorrentes sem link entre si, planos para as férias de verão e, é claro, um vilão narigudo para dar o tom humorístico a tudo, a produção conquistou um espaço cativo nas grades de desenhos.
Um show totalmente acessível e igualitário, Phineas e Ferb tem uma audiência que vai desde crianças até adultos. Seus personagens são cativantes, as histórias são divertidas e, com isso, dificilmente o desenho animado e as invenções loucas dos irmãos serão esquecidos tão cedo.
25. Samurai Jack
Genndy Tartakovsky é o mestre das animações e Samurai Jack é sua obra-prima. A animação foi exibida de 2001 a 2017 no Cartoon Network, porém custou a paciência dos fãs, pois nunca era transmitida no mesmo horário — mas eles tinham um bom motivo para esperar, afinal, a série era incrível. A animação ganhou oito Emmys e mudou a forma como a audiência vê os desenhos.
Jack é um samurai que foi mandado para um futuro apocalíptico no qual o mundo está sendo dominado pelo mestre das trevas, Aku (Abu, no Brasil), o próprio que o enviou. Entretanto, o herói tenta de diversas formas descobrir como voltar ao passado e derrotar Aku antes de ele se tornar tão forte, mas a missão é mais difícil do que o esperado.
24. As Meninas Super-Poderosas
“Açúcar, tempero e tudo que há de bom… esses foram os ingredientes escolhidos para criar as garotinhas perfeitas…”, mas você já sabe isso de cor. As Meninas Super-Poderosas foram, provavelmente, as primeiras heroínas que muitas garotas viram durante essa fase do Cartoon Network. Com um traço simples e divertido, o desenho não demorou a fazer sucesso.
A animação conta a história de três irmãs que são frutos de um experimento científico do Professor, ao qual ele acabou “acrescentando um ingrediente extra… o Elemento X!”. Usando seus “ultra, superpoderes”, elas derrotam o mal e os vilões mais carismáticos da história dos desenhos na Cidade de Townsville.
23. Aqua Teen
Aqua Teen faz parte do bloco do adorado Adult Swim; afinal, desenhos são feitos para todos. A série conta a história de um grupo de lanches de fast-food que se metem em aventuras ridículas e estranhas, fazendo a audiência se viciar nesse estilo hilário de animação. Onde mais você poderia ver uma batata frita madura e responsável?
Outros personagens também são extremamente marcantes, como o terrível Mestre Shake (não existem adjetivos negativos o suficiente para descrevê-lo), o Almôndega e o humano Carl, vizinho do Aqua Teen, mas que não faz parte do grupo principal. A animação teve um filme lançado em 2007, que marcou a primeira produção do Adult Swim para o cinema.
22. O Rei do Pedaço (King of the Hill)
O Rei do Pedaço não fez tanto sucesso no Brasil quanto lá fora, mas ainda assim foi muito marcante por ser mais uma série de comédia adulta que faz rir e pensar ao mesmo tempo. A história é focada na família Hill, totalmente comum, que vive na cidade de Arlen, no Texas. Hank é o pai que revende propano e quer manter seus familiares, principalmente o filho, na linha (mas nem sempre dá certo).
A cidade de Arlen é fictícia, mas baseada no subúrbio de Richardson, em Dallas. A animação foi exibida no Brasil pela Fox, onde se tornou mais popular, ao lado de outros desenhos adultos, e também na Globo, durante as madrugadas de sábado para domingo.
21. ThunderCats
ThunderCats começa com a destruição de Thundera, o planeta natal dos personagens principais da série, que precisam fugir para tentar sobreviver e manter sua raça viva. O grupo chega ao planeta chamado Terceiro-Mundo e constrói a Toca dos Gatos, sua nova casa. Infelizmente, os mutantes que atacaram Thundera continuam atrás deles, mesmo no novo lar descoberto.
ThunderCats é relembrada até hoje, sempre com muita saudade. O traço com estilo de super-herói para personagens que têm personalidades incríveis chama atenção, por isso angariou uma legião de fãs para o desenho. Lion-O, com sua mente de criança em um corpo de homem, também é um ponto alto por conta das situações inusitadas que vive. Esse é, definitivamente, um desenho que nos faz sentir nostalgia.
20. Tiny Toon
Tiny Toon conta a história de personagens jovens que estão frequentando a ACME Looniversity, uma universidade para desenhos animados. A ideia é que eles saiam de lá formados e prontos para ser a próxima geração de desenhos de sucesso da Warner. Não tem como não morrer de rir com os plots loucos e as aparições de personagens famosos, como Pernalonga, Patolino, Gaguinho e vários outros.
Perninha e Lilica estão à frente da série, ambos inspirados em Pernalonga. Alguns personagens têm muitas aparições frequentes, como Plucky (inspirado em Patolino), Presuntinho (inspirado em Gaguinho), Felícia e vários outros que marcaram para sempre nossa infância. O sucesso foi tanto que o desenho teve mais de 15 jogos lançados por diversas empresas.
19. A Mansão Foster para Amigos Imaginários
Uma série simples e cheia de significados, A Mansão Foster conta a história de Mac, um menino de 8 anos de idade que precisa abandonar seu melhor amigo imaginário, Bloo, porque sua mãe acredita que ele já está muito velho para isso. Por isso, Mac leva Bloo para a Mansão Foster, onde ele pode acabar sendo adotado como amigo por outra criança. Para que isso não aconteça, Mac precisa ir visitá-lo todos os dias.
Com incríveis lições de amizade, crescimento e vida, de todas as formas, A Mansão Foster é uma animação tocante e chega a aquecer o peito em certos momentos, trazendo de volta as melhores lembranças da infância. O desenho segue sendo exibido atualmente pelo canal Tooncast.
18. Batman: The Animated Series
A série animada do Batman é uma mistura perfeita de tudo aquilo que representa o herói: cenas escuras, movimentos lentos e misteriosos e prédios pontiagudos; na verdade, todo o desenho é meio pontiagudo. A animação coloca o Cavaleiro das Trevas em um mundo real e que pode ser muito perigoso para um super-herói sem poderes.
A trilha sonora é extremamente assertiva, assim como a dublagem, que não deixa nada a desejar para qualquer live-action. Não importa quantas animações incríveis de super-heróis foram lançadas depois, Batman sempre terá seu lugar cativo entre as melhores, por dar aquela sensação do fim da pureza e da infância.
17. He-Man e os Mestres do Universo
He-Man começou como o principal personagem de uma linha de brinquedos da Mattel chamada Masters of Universe; antes disso, o alter ego do príncipe Adam nem mesmo existia. Depois de fazer um sucesso enorme, He-Man se tornou a animação que conhecemos e ainda teve diversas aparições em outras histórias e em quadrinhos.
He-Man, o Gato Guerreiro e seus amigos têm como objetivo defender Eternia e todos os segredos do Castelo de Grayskull. Vai dizer que você nunca gritou “Eu tenho a força!” ou fingiu ser o He-Man em algum momento da sua vida? O desenho que leva o nome do protagonista marcou gerações de crianças e segue influenciando a atualidade com o lançamento da nova versão de She-Ra, a irmã gêmea de He-Man.
16. Dragon Ball Z
Aqui é preciso fazermos uma ressalva. Dragon Ball é um anime que marcou gerações; por isso, é o único desenho de origem oriental que entrou para a lista de séries animadas, representando outros marcos, tais como Naruto, Fullmetal Alchemist, Death Note, entre tantos outros.
A busca pelas Esferas do Dragão tornou Dragon Ball Z uma porta de entrada para os fãs de animes e mangá que eram criança nos anos 1990 e 2000. Com personagens adoráveis e odiáveis, era difícil encontrar uma criança que não estava parada em frente à TV durante a exibição da série.
O desenho conta a história de Goku, de seu filho Gohan e dos mais diversos aliados que lutam na tentativa de defender a Terra de várias ameaças… e que lutas! Episódios inteiros para revelar o resultado de embates e, mesmo assim, ninguém tinha coragem de desistir de assistir a Dragon Ball, pois era marcante demais.
15. South Park
Outra animação seriada longa e cheia de crítica e polêmicas, South Park não poderia estar fora desta lista. Uns dizem que a melhor fase do desenho já acabou há tempos, outros defendem que seu melhor nem foi na TV, mas sim no filme South Park: Bigger, Longer and Uncut, porém, todos têm que concordar que o seriado teve um impacto incomparável na sociedade.
Houve outras séries adultas antes de South Park, mas a combinação de violência extrema, crianças mortas e as mais variadas referências sexuais possíveis tornou essa uma das séries mais polêmicas da atualidade. O fato de os episódios serem facilmente produzidos, por não exigirem muitos efeitos ou qualquer tipo de produção excessiva, e poderem ser desenvolvidos em apenas 5 dias, deu aos produtores uma liberdade nunca antes vista no meio das animações.
14. Big Mouth
Uma das melhores séries adultas da Netflix, Big Mouth trata de assuntos complicados para pré-adolescentes e adolescentes, como sexo, puberdade e todas as dúvidas normais que surgem durante essa fase. A série possui dois personagens principais, Nick e Andrew, que se metem em situações absurdas por seguir os conselhos do bizarro Monstro Hormonal.
É impossível assistir a Big Mouth e não sentir uma nostalgia um pouco vergonhosa, relembrando as dúvidas e situações inusitadas que todo mundo vive durante a pré-adolescência. Apesar de ser levemente exagerada, nada sai do que é normal nessa fase, deixando tudo com um tom ainda mais cômico.
13. Super Amigos
Imagine que você tem a possibilidade de se juntar aos mais fortes super-heróis do mundo e ajudá-los a salvar o universo… Isso é o que acontece com os adolescentes Wendy e Marcin, com o Supercão, que acabam se unido a Mulher-Maravilha, Superman, Aquaman, Batman e Robin. Na segunda temporada, a dupla de adolescentes é substituída pelos alienígenas Super-Gêmeos.
Além das ótimas transformações de água do irmão dos Super-Gêmeos, outra coisa que marcou muito a audiência foi o fato de que todos os episódios tinham muita ação e, no fim, sempre algum tipo de lição de moral educativa para agregar valor.
12. Tom & Jerry
Como falar de desenhos inesquecíveis e não citar Tom & Jerry? Essa é uma das séries que provavelmente qualquer adulto hoje em dia mais assistiu durante a infância e é um marco não só para nós, mas para toda a história das animações. O desenho foca a inimizade entre o gato Tom e o rato Jerry, que estão sempre próximos e com algum problema a resolver.
A animação foi criada em 1940 e é um sucesso desde então. Os episódios são soltos e não tem nenhuma relação entre si, a não ser a própria intriga entre os personagens principais. Alguns personagens recorrentes aparecem, como a dona do Tom e outros gatos da vizinhança.
11. Teen Titans (Os Jovens Titãs) – 2003
A história de Os Jovens Titãs gira em torno das aventuras de Robin, Mutano, Estelar, Ciborgue e Ravena, mas vários outros titãs já apareceram na animação, como Terra e Aqualad. O estilo com toque de anime chama atenção de ainda mais fãs para a animação, que chegou a ser considerada um “pseudo-anime” na época.
Os episódios têm um "caso do dia", mantendo uma audiência esporádica que consegue entender o que está acontecendo, mas também têm uma grande trama central que é resolvida com o passar da temporada inteira, o que agregava fãs fiéis e, é claro, colaborava para o desenvolvimento dos personagens.
Teen Titas durou 5 temporadas, tendo um total de 65 episódios. O filme baseado no desenho foi lançado em 2018, assim como a série live-action.
10. Spider-Man (The Animated Series) – 1994
Essa é a animação mais bem-sucedida já feita sobre o amigo da vizinhança, e existe um motivo para isso. Stan Lee, criador do personagem, trabalhou na animação como produtor-executivo, revisor e consultor de histórias. Com um apoio desses, não tinha mesmo como dar errado.
Os episódios eram exibidos de forma seriada pela finada Fox Kids (hoje Disney XD). Diversos personagens da Marvel aparecem, como Capitão América, Blade, Homem-de-Ferro, X-Men e até a S.H.I.E.L.D., além de todos os grandes vilões do aracnídeo, como Duende Verde, Venom, Doutor Octopus, entre outros. A série tem um total de 65 episódios divididos em 5 temporadas.
9. Liga da Justiça: Sem Limites
Liga da Justiça: Sem Limites é um desenho, de certa forma, mais recente se comparado às outras animações da DC. A editora começou com a animação do Batman, que culminou na série da própria Liga e, enfim, em Liga da Justiça: Sem Limites.
As aventuras da animação foram feitas exclusivamente para ela, sempre pensando em respeitar os arcos originais sem perder a essência da equipe. Além disso, esse desenho é o que possui a maior variedade de personagens da DC Comics, tendo heróis como Vigilante e Gavião Negro. Por isso, talvez, seja algo tão marcante, afinal é uma série com histórias originais e personagens que não são vistos o tempo todo.
8. X-Men Evolution
Só de falar nesse nome já bate aquela fome; quem nunca assistiu à abertura de X-Men no SBT enquanto almoçava e falou junto o nome de cada um dos personagens? A versão reimaginada dos heróis da Marvel ainda adolescentes fez um sucesso gigantesco no Brasil, sendo uma das portas de entrada para quem começou a se interessar por ler quadrinhos.
O desenho conta a história dos primeiros X-Men no Instituto Xavier, ainda descobrindo seus poderes e aprendendo quem realmente são enquanto resolvem problemas reais do mundo e da própria adolescência. X-Men Evolution terminou em 2003, tendo exibido 52 episódios divididos entre 4 temporadas. Agora só nos resta aguardar a continuação da série de filmes, para matar a saudade.
7. Family Guy
Family Guy é uma sitcom norte-americana que gira em torno da família Griffin, a qual, vista de fora, é tida como “perfeita”, com um pai, uma mãe, três filhos e um cachorro. Porém, basta chegar mais perto para ver todas as loucuras que acontecem na vida de cada um deles, criando uma série inesquecível. Grande parte do humor do programa vem das paródias feitas com a real sociedade estadunidense, além de mostrar celebridades e assuntos em alta sempre de forma irônica.
Uma curiosidade sobre Family Guy é que não fez tanto sucesso assim quando foi exibida pela primeira vez e acabou sendo cancelada pela Fox. Com isso, o Cartoon Network comprou os direitos de exibição da série praticamente "de graça” e começou a reprisá-la durante o Adult Swim, tornando-o o bloco mais aguardado do programa. Sem contar o cão falante, Brian, que rouba todas as cenas.
6. BoJack Horseman
A série BoJack Horseman conta a história de uma celebridade dos anos 1990 que quer voltar à fama com o lançamento de sua biografia. A animação estreou em 2014, pela Netflix, e têm tiradas incríveis que, ao mesmo tempo em que nos fazem dar muita risada, trazem uma reflexão com suas ironias ao mundo do show business e das celebridades em geral, em uma realidade em que animais antropomórficos e humanos convivem perfeitamente.
BoJack é uma verdadeira sessão de terapia! Inicialmente, o desenho tem muito em comum com as politicamente incorretas South Park e Os Simpsons, mas em cada episódio vemos BoJack querendo se redimir de todo mal que fez para as pessoas em seus anos de fama, trazendo uma reflexão sobre nossos atos e suas consequências. Tudo isso sem perder o bom humor ou deixar o clima meio bad vibes.
5. Hora de Aventura
Hora de Aventura é um desenho fantástico, com um traço bem diferente e que fez um sucesso estrondoso quando foi lançado. A série conta as aventuras do garoto humano Finn e de seu melhor amigo e irmão adotivo, Jake, um cão amarelo que muda de forma de acordo com sua vontade. A animação é baseada no RPG Dungeons & Dragons, assim como em vários outros jogos eletrônicos.
A dupla vive na Terra de Ooo, em um futuro pós-apocalíptico, com outros personagens tão fascinantes quanto eles, como Princesa Jujuba, Marceline e Rei Gelado. A série foi encomendada depois do lançamento de um curta chamado Random! Cartoons, que fez muito sucesso. Desenhado à mão, cada episódio de Hora de Aventura leva cerca de 8 a 9 meses para ser finalizado.
4. Steven Universo
É difícil resumir Steven Universo em poucas palavras. O que era para ser mais uma animação do Cartoon Network ganhou uma incontável legião de fãs pelo mundo enquanto quebra estereótipos e traz mensagens construtivas em cada episódio.
A história gira em torno das Crystal Gems, guardiãs mágicas que protegem o Universo. Steven é um meio humano, meio alien, filho de Rose Quartz, de quem herdou uma joia que fica no lugar do seu umbigo. Além disso, Steven tem uma construção familiar totalmente diferente, vivendo com outras Gems, o que traz as mais incríveis lições para o desenho, sempre deixando o espectador de boca aberta, rindo horrores ou com aquela lagrimazinha discreta no canto do olho. Tudo isso, é claro, enquanto salva o Universo.
3. Rick and Morty
Uma das mais atuais produções da lista, Rick and Morty já pode ser considerada um marco na história das animações. O desenho é classificado como adulto graças a seu conteúdo e às piadas ambíguas. A história trata do cientista alcóolatra Rick e de seu neto, Morty, que viajam através de dimensões; o menino é a bússola moral da dupla, para equilibrar o gênio do mal que Ricky pode mostrar às vezes.
A animação é exibida pelo Cartoon Network durante o Adult Swim. A ideia para Rick and Morty começou em um curta-metragem animado de De volta Para o Futuro (a referência fica clara), e as aventuras da dupla acontecem nas mais diversas dimensões e planetas, com os dois viajando por portais no carro voador de Rick.
2. Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons)
Parece repetitivo, mas não tem como não dizer que A Caverna do Dragão marcou gerações. Contando a história de um grupo de amigos que vai parar em uma realidade paralela, dominada por seres estranhos e monstros, a animação prende qualquer um em frente à TV até hoje. A série tem apenas 27 episódios, acredite ou não, divididos em 3 temporadas.
A Caverna do Dragão foi baseada no RPG de mesmo nome (Dungeons & Dragons, no original), ao qual a animação faz várias referências. A série foi cancelada e acabou nunca tendo um verdadeiro fim, o que frustra a grande maioria dos fãs até hoje, já que nunca descobriram se os personagens finalmente conseguiram sair daquela realidade e voltar ao mundo real.
1. Os Simpsons
Como fazer uma lista de melhores animações em série sem falar de Os Simpsons? Esta se tornou a maior série televisiva, chegando a sua 30ª temporada, com um total 650 episódios (e contando). No Brasil, a dublagem do programa é muito importante, e a produção conseguiu mantê-la coerente durante todos os anos de exibição. A trama retrata ironicamente a típica família estadunidense, com seus valores e costumes, de forma que é impossível não se sentir minimamente atingido pela crítica, mesmo que ela nem seja tão ácida assim.
Os Simpsons inspirou diversas outras “séries para adultos” que foram lançadas depois, com personagens icônicos e uma marca inesquecível, além de uma abertura marcante que sempre chama atenção do público. Nesse universo incrível, até os coadjuvantes se tornam especiais e ganham espaço.
Gostou de nossa lista? Para você, o que ficou faltando? Conte para nós nos comentários.
Este texto foi escrito por Fernanda Estrela via nexpert
Comentários
Postar um comentário