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As décadas de 70,80 e 90 definitivamente foram marcantes, tanto que vira e mexe nos pegamos num clima nostálgico relembrando das coisas boas desses anos que se passaram. De lá para cá, tivemos um salto enorme na evolução de muitas coisas. E não é à toa que tanta coisa nos marcou: os brinquedos, as guloseimas da infância, os filmes, a televisão e muito mais. E uma dessas coisas boas de se lembrar são os carros que marcaram época.
01. CHEVROLET OPALA - ANOS 70
Lançado em 19 de novembro de 1968, foi o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil. Só saiu de linha em 1991, com a marca de quase 1 milhão de unidades produzidas. Em 1971 ele assumia a vice-liderança de vendas com 54.212 unidades vendidas.
02. FORD MAVERICK - ANOS 70
O Maverick foi criado em 1970 como um sedã barato de duas portas. O baixo preço era uma estratégia da Ford para competir com o Fusca e (nos Estados Unidos) contra os japoneses importados. Outro incentivo foram as duas crises do petróleo nos anos 70, que impulsionaram a demanda por carros mais econômics. Já no primeiro ano as vendas ultrapassaram as do Mustang. Curiosamente, as primeiras edições do Maverick vinham sem porta-luvas, parte do carro que hoje ninguém considera mais acessório, quanto mais opcional. Em abril de 1979, após vender mais de 100.000 unidades, o Maverick saiu de linha de vez, sendo substituído pelo Ford Corcel II.
03. FORD CORCEL I - ANOS 70
De tamanho médio, o Ford Corcel foi produzido no Brasil entre 1968 e 1986. Nasceu de um antigo projeto da Willys, adquirida pela Ford no final dos anos 1960. Em quase 20 anos, passou por apenas uma mudança radical. Aconteceu no final dos anos 70, com o lançamento do Corcel II, que saiu de linha em 1986.
04. CHEVROLET CHEVETTE - ANOS 70
O Chevrolet Chevette foi um carro da General Motors lançado no Brasil em 1973, tendo como número do projeto "909", sendo batizado pela GM como projeto do desenvolvimento de seu primeiro veículo de passageiros de pequeno porte. A ideia surgiu ainda em 1962 e ganhou força com a pesquisa de mercado realizada em 1965, que detectou a existência de dois segmentos viáveis no mercado brasileiro: os automóveis de médio-pequeno e médio-grande portes. Em 1970 a decisão é tomada e 1.600 homens são designados para dedicar-se exclusivamente ao Projeto 909 surgindo os modelos sedã de duas portas.
05. VOLKSWAGEN BRASÍLIA - ANOS 70
A Brasília foi um automóvel produzido de 1973 até 1982 pela Volkswagen do Brasil. Foi projetado para aliar a robustez do Volkswagen Fusca, um carro consagrado no mercado, com o conforto de um automóvel com maior espaço interno e desenho mais contemporâneo. Era um carro pequeno, de linhas retas e grande área envidraçada. Esse nome é uma homenagem à então moderníssima cidade, fundada 13 anos antes com o mesmo nome.
06. VOLKSWAGEN FUSCA - ANOS 70
Ícone no mercado, o Fusca foi o primeiro automóvel a ser fabricado pela marca alemã na década de 30, mas que começou de fato após a Segunda Guerra Mundial. O sucesso foi tão grande que em 72 chegou ao posto de mais vendido da história. No total, foram 23,9 milhões de carros. Mais sofisticado e de nicho, a atual geração do Fusca não teve o mesmo impacto que a antiga, e é vendida no Brasil com preços de R$ 87.210 a R$ 101.300.
07. FIAT 147 - ANOS 70/80
Primeiro carro produzido pela Fiat do Brasil que abria sua fábrica em Betim (MG), o 147 trazia novo conceito em tecnologia, aproveitamento de espaço e em tempos de crise do petróleo atendia um mercado que exigia um carro econômico, e para provar esse aspecto num de seus comerciais de lançamento, a Fiat exibiu um 147 L atravessando a ponte Rio-Niterói (14 km) com apenas 1l de gasolina. Foi oferecido primeiramente na versão L e GL de motor 1050 e 55cv, posteriormente ganhou versões mais requintadas com motor 1300 61cv; A GLS e o esportivo "Rallye", houve também uma série especial chamada "TOP".
08. DODGE CHARGER - ANOS 70
Charger R/T - Com seu V8 de 215 cv, atingia os 180 km/h e ia de 0 a 100 km/h em 11 segundos - marcas admiráveis para a época. Para tanto, tinha taxa de compressão elevada, que exigia gasolina azul, de maior octanagem - na crise do petróleo, seria adaptado
09. FIAT FIORINO - ANOS 70
O Fiat Fiorino é fabricado pela montadora italiana desde 1977, sendo vendido na Europa até o ano 2000. Em 2007, o modelo foi relançado no mercado daquele continente em uma nova geração. Para o mercado brasileiro, no entanto, o veículo é fabricado interruptamente desde a década de 1980. O Fiorino original era derivado do Fiat 147 (ou Fiat 127 II, na Europa) até 1988, ano em que passou a integrar a gama de derivados do Fiat Uno. O atual Fiorino brasileiro é derivado do Fiat Uno da nova geração e é totalmente distinto do modelo europeu.
10. FIAT UNO - ANOS 80
Um dos carros mais vendidos do mundo, inclusive no Brasil, o Fiat Uno foi lançado em janeiro de 1983, em um evento no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Na Europa, ele começou a ser vendido em três versões (45, 55 e 70), com algumas particularidades que também foram adotadas na versão feita no Brasil, a partir do ano seguinte: feixe de molas transversais no eixo traseiro, cinzeiro deslizante no painel, comandos do tipo “satélite” (podiam ser acionados sem tirar as mãos do volante), limpador de para-brisa único, entre outros.
11. FIAT PANORAMA - ANOS 80
Apresentada em março de 1980, a primeira perua da Fiat foi uma derivação do Fiat 147. O objetivo da marca era mostrar que o pequeno notável também podia adaptar-se e oferecer conforto para a família em suas viagens, proporcionando bom espaço no porta malas.
12. DEL REY - ANOS 80
O Del Rey foi um sedã de luxo da Ford lançado no início dos anos 1980 e descontinuado dez anos depois, tendo sido substituido pelo Versailles. É um sedã médio, três volumes bem definidos, opção de duas ou quatro portas e motores robustos. O modelo era derivado do Corcel e na sua linha havia ainda a versão station wagon, denominada Del Rey Scala e a picape Pampa (este último produzido até 1997).13. CHEVROLET MONZA - ANOS 80
A estreia do Monza ocorreu em março de 1982. Com carroceria hatch de três portas, ele se tornava o primeiro veículo da GM com motor transversal e tração dianteira. Carburado, o 1.6 a etanol rendia 72 cv e o a gasolina, 73 cv. O câmbio era manual de quatro marchas.
14. SANTANA - ANOS 80
tinha tudo para não dar certo. Afinal, ninguém conseguia imaginar como uma marca famosa pelos modelos populares poderia lançar um carro de luxo. Foi diante desta desconfiança que o Santana chegou ao Brasil em junho de 1984. Vendido em três versões (CS, CG e CD), tinha dois itens até então oferecidos apenas em modelos caros: ar-condicionado e direção hidráulica. A opção mais cara tinha câmbio automático. Sofreu uma reformulação radical em 1991, mas passou os anos seguintes sem receber grande atenção da VW. Deixou as ruas em 2005 de forma melancólica, mas até hoje é lembrado com saudade pelos taxistas, especialmente pelo amplo espaço interno e pela robustez mecânica.
15. SAVEIRO - ANOS 80
Quando o nicho de picapes compactas no Brasil começava a dar os primeiros passos, há 30 anos, a Volkswagen resolveu entrar na disputa do mercado. Para fazer frente à Ford Pampa e ao Fiat Fiorino picape, derivado do clássico Fiat 147 picape, a marca alemã desenvolveu a Saveiro, variante do hatch Gol, lançada em setembro de 1982.
16. CARAVAN - ANOS 80
A Caravan Diplomata SE é equipada com saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro, vidros elétricos, volante ajustável em sete posições e até alerta sonoro de faróis acesos — todos itens raros no mercado brasileiro na época.
17. UNO TURBO - ANOS 80
Lançado em março de 1994, o primeiro carro a gasolina com motor turbo de fábrica trazia requinte, esportividade e alta potência. O Uno Turbo i.e, porém, não será lembrado apenas pelos seus números privilegiados de performance, mas também como o carro que iniciou a tendência downsizing no Brasil. Hoje, palavras como eficiência energética, motores pequenos e potentes, baixo consumo de combustível e fun-to-drive fazem parte do vocabulário comum. Mas, há 20 anos atrás, realmente eram inovações. Inovações que vieram junto com o Uno Turbo i.e.
18. KADETT - ANOS 80
O Kadett foi um carro que inovou em vários aspectos da produção de veículos no Brasil, sendo o primeiro carro produzido em serie a utilizar vidros colados (pára-brisas e traseiro), a possuir suspensão regulável a ar, a contar com um motor a álcool injetado (junto com o Monza em 1991) e pneus serie 65 (Kadett GS 1991)
19. VW GOL GTi - ANOS 80
VW Gol GTi: substituir o bem-sucedido GT era a dura missão da Volkswagen no fim dos anos 80. E não é que a marca fez um gol de placa com o GTi? A grande estrela do Salão do Automóvel de 1988 atraiu os visitantes pelo design moderno, realçado pela bela combinação das cores azul e cinza (na parte inferior). Com 120 cv, o motor AP-2000 era quase o mesmo do Santana, mas com uma importante novidade: a adoção da injeção eletrônica de combustível. Foi o primeiro carro nacional a dispensar o carburador. O GTi evoluiu juntamente com a segunda geração do Gol, ganhando um inédito motor 2.0 de 16 válvulas vindo da Alemanha. O carro sobreviveu até 2000, e desde então nunca mais voltou.
20. CHEVROLET VOYAGE - ANOS 80
O VW Voyage foi um automóvel que fez muito sucesso no mercado nacional e, graças às suas qualidades mecânicas, fez juz ao slogan: “Volkswagen, Você Conhece, Você Confia”.
21. VERSAILLES - ANOS 80
Modelo topo de linha da Ford, o Versailles, lançado em 1991, foi um dos frutos da Autolatina, a associação entre Volkswagen e Ford que durou apenas uma década (1987-1996). Rival do Volkswagen Santana e sucessor do Ford Del Rey, ele sucumbiu com o término da aliança entre as montadoras.
22. FORD ESCORT - ANOS 80
Ford Escort XR3 – O XR3 de primeira geração foi lançado pela Ford ainda em meados dos anos 80, com um fraco motor de 1,6 litro. No entanto, o visual esportivo com aerofólio, saias laterais e muito carisma logo caiu nas graças do público. O conversível também fez muito sucesso, mesmo que com preço mais alto. A segunda geração manteve o sucesso e ganhou equipamentos e o motor 2.0 com injeção eletrônica da Volkswagen – graças à Autolatina.
23. CHEVROLET CORSA - ANO 90
O Chevrolet Corsa, lançado em 1994, chamou atenção pelo projeto moderno e por suas cores fortes, que incluíam tons de vinho e azul. Primeiro popular com injeção eletrônica de combustível, o carro foi um sucesso de vendas, chegando à segunda geração em 2002. Sem mudanças significativas na década seguinte, perdeu espaço no mercado e saiu de linha em 2012, substituído pelo Chevrolet Onix.
24. VOLKSWAGEN GOL - ANOS 90
O Volkswagen Gol é o carro mais vendido do Brasil desde a sua estreia no Brasil, nos anos 80, e parte do sucesso se deve à geração “bolinha”, lançada em 1995. O desenho arredondado da carroceria quebrou os padrões da época, ditou novas tendências e atraiu novos fãs para o compacto. A reação dos rivais, porém, não tardaria a chegar.
25. TEMPRA TURBO - ANOS 90
Se o Uno Turbo foi o primeiro carro turbinado de fábrica do Brasil, a Fiat aperfeiçoou o conceito com o Tempra Turbo, lançado em um ano depois, em 1995. Baseada no Tempra de duas portas — exclusividade do mercado brasileiro —, a versão Turbinada trazia visual mais esportivo e, debaixo do capô, um motor 2.0 com oito válvulas, comando duplo e turbocompressor operando a 0,8 bar. Seus 165 cv (mesma potência do Omega CD 3.0) a 5.250 rpm e 26,5 mkgf de torque levavam o Tempra Turbo de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, com máxima de 210 km/h.
26. APOLLO - ANOS 90
O Apollo foi um automóvel fabricado no Brasil, pela Volkswagen, entre 1990 e 1992, quando a empresa, junto com a Ford, se uniu numa joint-venture chamada Autolatina.
27. PALIO - ANOS 90
O lançamento do Palio, em 1996, modelo que se tornou uma nova referência entre os hatches de entrada. Com design moderno, o hatch ganhou uma família que inaugurou um novo segmento no País.
28. VECTRA - ANOS 90
Baseado no Opel Vectra europeu, lançado originalmente na Alemanha, em 1988, o Chevrolet Vectra foi produzido pela General Motors do Brasil entre os anos de 1993 e 2011. Considerado um marco na história da indústria automobilística brasileira, se destacou pela tecnologia que empregava na época de seu lançamento, em fins de 1993, principalmente se comparado a seu antecessor, o Chevrolet Monza.
29.CHEVROLET BLAZER - ANOS 90
Quem preferisse um carro mais robusto para encarar a lama, contudo, já podia contar com a Chevrolet Blazer, que reinou absoluta entre os utilitários esportivos por vários anos desde sua estreia, em 1995. A falta de reestilizações e o aumento da concorrência fizeram o modelo perder terreno, mas o contra-ataque veio em 2012 com a substituta Chevrolet TrailBlazer
30. GOLF - ANOS 90
O Golf só chegou ao Brasil em 1995, na terceira geração. Porém, foi a quarta linhagem (foto), de 1998, a mais desejada e duradoura do modelo por aqui. Isso, é claro, antes da chegada da sua sétima geração.
31. FORD KA - ANOS 90
Compacto, estiloso, esperto e acessível. Com tantos atributos, não é de se estranhar que o Ford Ka tenha causado frisson em seu lançamento no Brasil, em 1997. O sucesso foi tanto que as fábricas não conseguiram atender à procura pelo modelo e vários compradores ficaram na mão. Mas o hatch não era o único da montadora a vender bem; entenda a seguir.
32. FORD FIESTA - ANOS 90
Lançado em 1995 no Brasil, o Ford Fiesta não podia receber nome mais apropriado. Carro mais vendido na historia da montadora norte-americana, o hatch nasceu para brilhar — ou melhor, festejar. Atualizado recentemente, ele subiu da categoria dos populares para a dos compactos premium e, ao contrário do esperado, viu as suas vendas aumentarem.
33. FIAT TIPO - ANOS 90
O Fiat Tipo chegou ao País em 1993 como um dos carros mais tecnológicos à época. Preço competitivo, desenho atraente e ampla lista de equipamentos inflaram as vendas do hatch médio, cuja produção seria encerrada em 1997 após problemas com combustão instantânea queimarem sua imagem.
34. CLASSE A - ANOS 90
Quando a Mercedes-Benz lançou o Classe A, em 1999, o sonho de ter um exemplar da marca alemã ficou mais perto dos reles mortais. Com tecnologia, status e preço acessível, a minivan fabricada em Juiz de Fora (Minas Gerais) amargou baixas vendas e entrou num período sabático ate ressurgir na pele de hatch esportivo.
35. OMEGA - ANOS 90
Produzido no Brasil entre 1992 e 1998, o Chevrolet Omega era um dos carros mais luxuosos do Pais. Discreto, espaçoso e bem equipado, o sedã grande passou a ser importado da Austrália no final da década e comercializado por aqui — comendo pelas beiradas, como lhe é de costume.
36. AUDI A3 - ANOS 90
O Audi A3: muito antes de confirmar a produção dos modelos A3 Sedan e Q3 no Brasil, a Audi já fabricou automóveis por aqui. Em 1999, a marca das quatro argolas aproveitou a estrutura da moderna fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) para fabricar o A3, que compartilhava plataforma e várias peças com o VW Golf. Até as opções de motorização eram as mesmas do hatch da Volkswagen. A versão mais cara (e cobiçada) do A3 era justamente a 1.8 T, com câmbio automático Tiptronic e 180 cv. O hatch foi descontinuado em 2006 devido a chegada da nova geração europeia, que seria cara demais se fosse fabricada aqui.
37. ASTRA - ANOS 90
Fabricado no Brasil a partir de 1999, o Chevrolet Astra conseguiu a proeza de manter seu (belo) desenho praticamente inalterado por mais de uma década, e ainda ser líder de vendas! O segredo? Mecânica robusta, motor potente, bom espaço interno, ampla lista de equipamentos e preço justo. Não por acaso, marcou época ate o fim da produção, em 2011
38. CHEVROLET BLAZER S10 - ANOS 90
Irmã da Chevrolet Blazer, a S10 também inaugurou um segmento inédito no Brasil: o das picapes médias. Líder de vendas desde o seu lançamento no mercado nacional, em 1995, ela resistiu à concorrência crescente apostando nas versões mais acessíveis.
39. BRAVA E BRAVO - ANOS 90
O Bravo era um modelo de três portas e o Brava de cinco portas, este vendido no Brasil entre 1999 e 2003. É interessante notar que os modelos três e cinco portas se diferenciavam bastante no perfil da carroceria e no desenho da traseira, com um desenho mais esportivo no modelo de três portas, característica não muito usual. Na Europa foram equipados com os motores 1.4 16V de 90 cv, 1.6 16V de 103 cv, 1.8 16V de 113 cv e somente para a versão HGT do Bravo o 2.0 20V de cinco cilindros, todos a gasolina, além dos modelos a Diesel.
40. MAREA - ANOS 90
Lançado no Brasil em 1998 para substituir o Tempra, o Fiat Marea brasileiro era basicamente igual ao modelo europeu, salvo pela ausência das versões a diesel, devido à proibição do uso deste combustível em automóveis de passeio e da simplificação das opções à gasolina existentes.
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Fonte: Ufogeeks
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