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Em League of Legends, os jogadores assumem o papel de "invocadores", controlando campeões com habilidades únicas e que lutam com seu time contra outros invocadores ou campeões controlados pelo computador. No modo mais popular do jogo, o objetivo de cada time é destruir o nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas. Cada partida de League of Legends é distinta, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo do jogo.
League of Legends foi bem recebido desde o seu lançamento e sua popularidade cresceu ao decorrer dos anos. Em julho de 2012, foi o jogo para computador mais jogado na América do Norte e Europa em termos de número de horas jogadas. Até janeiro de 2014, mais de 67 milhões de pessoas jogavam League of Legends por mês, 27 milhões por dia e mais de 7,5 milhões durante o horário de pico.
League of Legends tem um cenário competitivo grande e ativo. Na América do Norte e Europa, a Riot Games organiza o League of Legends Championship Series (também conhecido como "LCS"), que consiste em 10 times profissionais de cada continente. Competições regionais semelhantes existem na China, Coreia, Taiwan e Sudeste da Ásia, Brasil, América Latina, Turquia, CEI (Comunidade dos Estados Independentes - antiga União Soviética) e Japão. Essas competições regionais levam os melhores times ao League of Legends World Championship, um campeonato mundial que ocorre anualmente. Em 2013, o prêmio do torneio foi de $1 milhão e teve 32 milhões de espectadores onlines. O torneio de 2014 teve o quinto maior prêmio da história de eSports, dando 2,3 milhões de dólares ao time vencedor.
Jogabilidade
League of Legends é um jogo do gênero multiplayer online battle arena (MOBA) em terceira pessoa. Ele possui quatro modos de jogos: Summoner's Rift, Twisted Treeline, Crystal Scar e Howling Abyss, entretanto, Dominion e Crystal Scar foram desativados e removidos dos jogos customizados em 22 de fevereiro de 2016. Os jogadores competem em partidas que duram em média de 20 a 50 minutos. Em cada modo do jogo, o time trabalha em conjunto para alcançar os objetivos e, consequentemente, a vitória. Existem também objetivos intermédios em cada modo do jogo que dão ao jogador e para a sua equipe vantagens em alcançar a vitória.
Em todos os modos de jogo, os jogadores controlam personagens chamados de campeões, escolhidos ou atribuídos em cada partida, que possuem habilidades únicas. Os campeões começam cada partida com um nível baixo (nível um em Summoner's Rift e Twisted Treeline, e nível três para Crystal Scar e Howling Abyss), e, então, vão adquirindo experiência ao longo do jogo até alcançar o nível máximo de 18. Adquirir um novo nível na partida permite que o jogador desbloqueie outras habilidades especiais do campeão. Os jogadores também começam cada partida com uma baixa quantidade de ouro, podendo ganhar ouro adicional durante o jogo de formas diferentes: abatendo personagens não jogáveis, como minions e monstros, abatendo ou ajudando a abater os jogadores adversários, destruindo as torres inimigas, passivamente ao longo do tempo e através de itens ou habilidades do campeão. Esse ouro pode ser gasto durante o jogo para comprar itens que aumentam as habilidades de cada campeão, como ataque, defesa, armadura e etc. A experiência do campeão, o ouro acumulado e os itens comprados são específicos para cada jogo. Dessa forma, em cada nova partida, os jogadores começam com a mesma situação em relação a equipe adversária.
Mapas do jogo
League of Legends possui quatro mapas principais, ou "Campos da Justiça", que possuem diferentes cenários, objetivos e circunstâncias de vitórias, assim como feitiços de invocador e itens variados. Um quarto mapa, Crystal Scar, foi descontinuado.
Summoner's Rift
Uma representação simplificada de Summoner's Rift. Os caminhos amarelos são as "lanes" aonde ondas sem fim de tropas conhecidas como "minions" marcham; os pontos azuis e vermelhos são as torres defensivas que defendem as lanes. Não está ilustrado as duas torres que flanqueiam cada Nexus — o objetivo final do jogo, que está na base de cada time em seus cantos. A linha pontilhada é o rio que divide os lados.
Summoner's Rift é o mapa mais popular de League of Legends. Nesse tipo de mapa, dois times de cinco jogadores competem para destruir uma estrutura inimiga chamada Nexus, que é guardada por torres e defendida pelos jogadores do time adversário. Essa estrutura cria continuamente personagens não jogáveis e fracos conhecidos como minions, que avançam em direção à base do time inimigo através de três rotas: topo, meio e inferior. Os jogadores disputam para avançar essas ondas de minions até a base inimiga, o que lhes permite destruir as estruturas inimigas, atingir objetivos e, consequentemente, garantir a vitória.
Ao redor das rotas há terrenos neutros conhecidos como selva e rio. A selva é apresentada em quatro quadrantes e contém uma grande variedade de personagens não jogáveis, conhecidos como monstros. O rio contém três tipos tipos de monstros neutros: o aronguejo, o Dragão e o Barão Nashor.
Twisted Treeline
Twisted Treeline é o palco para as partidas 3 contra 3. Assim como no Summoner's Rift, o objetivo é destruir o Nexus da outra equipe, porém o mapa é dividido em apenas 2 rotas. Na selva, entre as duas rotas, existem dois pontos que concedem bônus a equipe ao serem capturados.
Howling Abyss
Howling Abyss é um mapa gélido com temática voltada para as histórias de Freljord, conhecido como a ponte onde houve a guerra entre os Glacinatas e os Observadores Gélidos. Visando esta guerra, a aparência da ponte é toda quebrada e pedaços da mesma caem com o decorrer da partida. Ficou no lugar de Proving Grounds como mapa do ARAM e do tutorial.
Assim como no Summoner's Rift e em Twisted Treeline, o objetivo aqui é destruir o Nexus inimigo, com cinco jogadores em cada equipe e uma única rota. As partidas geralmente têm duração de 10 a 25 minutos pela facilidade que se tem de iniciar lutas. Aqui o jogador não necessita de tanta estratégia quanto nos outros mapas, sendo apenas incumbido de se dedicar ao trabalho em equipe, ficando impossibilitado de se curar ao voltar para base e só podendo comprar itens enquanto está morto ou um tempo depois de voltar a vida. A seleção de campeões deste mapa é aleatória, com base nos campeões que o jogador já têm (salvo se o invocador acumulou dados de troca, que permite que o seu campeão seja sorteado randomicamente novamente). Muitas vezes a vitória depende da sorte que a equipe teve nos campeões que foram sorteados ao seu time.
Crystal Scar
Crystal Scar foi o cenário do Dominion, um mapa 5v5 onde os campeões capturavam e concentravam pontos de controle com o objetivo de danificar o Nexus inimigo. Os Nexus de Crystal Scar, diferente do dos outros mapas não podiam ser danificados diretamente, tinham 500 de vida e a equipe que dominava a maior parte dos pontos, iria concentrar um raio destrutivo no Nexus inimigo que era destruído quando chega a 0 de vida.
Na segunda temporada (2012) do jogo, a Riot Games demonstrou um novo modo de jogo intitulado "Dominion". Este é um clássico modo de jogo de domínio de bases, no qual as equipes precisam dominar uma base e defende-la da equipe inimiga. O mapa consiste em 5 pontos para conquistar e defender, que são os seguintes:
O moinho: localiza-se no topo, e uma das mais prezadas, já que não está localizada em nenhum dos lados, tornando-se um dos pontos mais fáceis e, ao mesmo tempo, mais difíceis de se alcançar, pois é o mais longe de todos, para os dois lados;
A refinaria: localiza-se mais abaixo do Moinho, e fica no lado esquerdo, pertencendo, assim, ao time Azul. É fácil de se capturar, já que possui um caminho livre até ele;
A pedreira: fica localizado na parte debaixo, a esquerda do mapa. É muito útil, pois é localizada próxima da fonte de ambos os times, assim fazendo com que eles possam ir rapidamente até ela;
O ossuário: está posicionada no lado do time roxo, sendo facilmente conquistada, por localizar-se próxima se sua fonte;
A perfuradora: fica localizada entre o Ossuário e o Moinho sendo de fácil acesso ao time Roxo. Fácil de se atingir pelo time Roxo, por estar localizada próximo ao leste, e prezado pelo time Azul, por ter caminho livre para leste.
Cada equipe começa com quinhentos pontos de vida em seu Nexus (cristal central de cada equipe). Quanto mais bases uma equipe domina, mais rápido os pontos de vida da equipe adversária se esgotam. A partida acaba quando os pontos de vida chegam a 0. Este modo de jogo tem uma popularidade muito mais baixa do que os outros modos de jogo.
Em 10 de fevereiro de 2016, Riot anunciou que desativaria permanentemente o modo Dominion e removeria Crystal Scar de partidas personalizadas, que aconteceu em 22 de fevereiro. Apesar disto, o mapa Crystal Scar foi reutilizado posteriormente em outros modos, como Ascension.
Mecânica de jogo
Como já citado, o objetivo principal do jogo é destruir o Nexus inimigo. Tal coisa pode parecer bem fácil, mas existem muitas coisas que impedem um time de alcançá-lo.
Rotas
Rota superior ou Top:
A rota superior é onde participa apenas um campeão de cada time; este pode ser um tanque, um lutador, ou, eventualmente, alguns atiradores como Vayne. Vale lembrar que o termo "AD Carry" não significa exatamente um atirador, mas sim um carregador de dano físico de alto potencial, como Fiora, Tryndamere ou Yasuo. Mas comumente, AD Carry é um termo designado apenas para atiradores. O tanque é altamente resistente, é responsável por liderar o time (independente se ele estiver na rota superior ou não, o que determinará isso, é se houverem mais de um tanque no time, portanto, cabe ao time a decisão de deixar o top-laner cuidar da liderança ou outro tanque como o suporte). É ele quem cuidará da linha de frente e será responsável por proteger seus aliados com suas enormes capacidades de absorver dano.
Rota inferior ou Bot:
A rota inferior é a única rota que conta com duas importantes figuras: O atirador e o suporte. O suporte é responsável pela visão do mapa, pelo suporte ao time e pela proteção do atirador. Também é responsável pelo controle da rota inferior e suporte para sua equipe. Este pode ser um tanque com alto controle de grupo como Nautilus ou Rakan, alguém com sustentamento de vida como Nami, Sona ou Soraka, algum com poke (incomodar e atrapalhar o atirador inimigo a pegar ouro) como Karma ou Morgana, ofensivos como Blitzcrank, Thresh ou Pyke, ou defensivos como Braum, Janna, Taric, entre outros. O atirador, juntamente com o mago, concentra o maior dano do time. Devido ao fato de possuir pouca defesa e vida, esta é a razão de precisar de um suporte. Este atirador também possui várias características; ele pode ser um atirador ofensivo, defensivo ou de poke, como Draven, Vayne e Varus ou Ezreal, respectivamente.
Rota do meio ou Mid:
É onde se concentram campeões com elevadas formas de causar dano em área e abater alvos desprevenidos (pick-off). Estes incluem os assassinos, personagens com dano suficiente para retirar um alvo frágil do mapa em poucos segundos, como LeBlanc, Katarina e Zed; ou os magos, personagens com grandes dano em área e alto controle de grupo, como Cassiopeia, Lux e Veigar.
Selva ou Jungle: É um lugar encontrado apenas em Summoner's Rift e não consideravelmente, em Twisted Treeline. O personagem deste lugar é o Caçador, popularmente conhecido como Jungler. Ele é responsável pelos monstros épicos (Dragão e Barão) e também tem a função de ajudar as outras três rotas. A Selva é dividida em duas partes para as duas equipes. Também possui o objetivo extra de atrapalhar a selva inimiga, o chamado Counter-Jungle, onde dependendo do seu personagem e habilidade, você poderá invadir a selva inimiga e roubar seus atributos essenciais, como o Rubrivira ou o Azuporã.
Monstros da selva
Rubrivira:
O Rubrivira (ou Red) é um monstro grande essencial no início do jogo para o caçador. Ele concede o efeito de queimadura por 3 segundos ao atingir um inimigo, aumenta o dano de ataque e dá uma boa regeneração de vida a quem lhe abater. Não é necessário golpeá-lo para adquirir seu efeito.
Azuporã:
O Azuporã (ou Blue) é um golem gigante que também é priorizado pelos caçadores no início no jogo. Ao ser abatido, concede poder de habilidade, super-regeneração de mana e redução do tempo de recarga a quem lhe abater. Seu efeito e o efeito do Rubrivira são os únicos que são transferíveis entre campeões; caso um campeão abata o campeão que estiver com o efeito, ele é transferido para o abatedor. Também não é necessário golpeá-lo para adquirir seu efeito.
Acuâminas:
As acuâminas são um grupo de pássaros. São os monstros neutros mais próximos da rota do meio. No início são complicados de abater devido ao alto dano causado por eles.
Krugues: Os krugues são dois monstros neutros que acabam dividindo em monstros menores ao serem abatidos. O krugue menor se divide apenas em duas partes, enquanto o krugue maior também se divide em duas partes que depois se dividem em mais duas.
Arongueijos:
Os arongueijos são encontrados nas proximidades do covil do Barão e Dragão. São bastante resistentes, mas eles são os únicos monstros da selva que não revidam. Não atacam, apenas andam. Ao serem abatidos, fornecem visão do rio superior (se o arongueijo superior for abatido) e visão do rio inferior (se o arongueijo inferior for abatido).
Lobos Trevoguari: Três lobos que são uma boa fonte de ouro e os mais fáceis para derrotar no início de jogo.
Grompe:
O grompe é um sapo gigante que causa dano mágico e é um pouco difícil de matar, devido a sua alta vida e resistência.
Arauto do Vale:
O Arauto do Vale é um monstro épico. Ele nasce somente uma vez por jogo, e sumirá permanentemente após os 19:45 de tempo de partida, ou 19:55 se estiver em combate. Para abatê-lo mais facilmente, é preciso atacar seu olho nas costas. Ao derrotá-lo, ele deixará uma relíquia ocular no chão que apenas um jogador do time que o derrotou pode pegar: essa relíquia fornece retorno acelerado à base e o poder de invocar o Arauto do Vale, que irá agora atacar as torres e ir em direção ao Nexus inimigo, até ser derrotado pela equipe inimiga.
Dragão:
O Dragão é um monstro épico e uma fonte de efeitos permanentes. Existem 4 dragões elementais diferentes no jogo: o Dragão Infernal (Fogo) aumenta o poder de habilidade e dano de ataque do time; o Dragão das Nuvens (Ar) concede velocidade de movimento fora de combate; o Dragão do Oceano (Água) concede regeneração de vida e mana; e o Dragão da Montanha (Terra) aumenta o dano em monstros épicos e estruturas. A partir dos 35 minutos de jogo, nascerá apenas o Dragão Ancião, que amplifica todos os bônus já obtidos com os dragões já eliminados pelo time. O Dragão Ancião tem efeito temporário.
Barão:
É o monstro épico mais forte de Summoner's Rift. Surge aos 20 minutos de jogo e, ao ser abatido, concede 300 de ouro a todo o time abatedor, aumento no dano, no alcance de ataque e resistência das tropas próximas, dano de ataque e poder de habilidade extra a todos os aliados e 25 de ouro adicional a quem der o golpe final. É um combo de efeitos extremamente notáveis e poderosos. Para abatê-lo são necessários dois ou mais campeões.
O Golpear é um feitiço obrigatório para o caçador, pois ele possui aprimoramentos específicos na loja, como lentidão ou dano real, podendo ser aprimorado para causar dano mágico, físico, aumentar a velocidade de ataque ou fornecer resistência.
Tipos de jogos
League of Legends possui um grande número de tipos de jogos que aumentam a variedades nos diferentes modos do jogo.
O Tutorial é o primeiro tipo de jogo válido aos novos jogadores. O tutorial é jogado no Howling Abyss e inclui um treinamento de batalha para que os jogadores tenham as noções básicas do jogo.
Co-op vs. AI é válido aos novos jogadores após completarem ou optarem por sair do Tutorial. Pode ser jogado no Summoner's Rift, Twisted Treeline e Crystal Scar. Os times são compostos por cinco ou três jogadores contra bots.
Custom Games permitem que os jogadores joguem qualquer modo de jogo com qualquer combinação de campeões.
Normal Matchmakingé válido aos jogadores que alcançaram o nível 6 e é utilizado um sistema automático para formar os times, para se jogar com pessoas com a mesma experiência.
Ranked Matchmaking é válido aos jogadores que alcançaram o nível 30. É utilizado um sistema semelhante ao do Normal Matchmaking e permite ao jogadores competirem entre si, pois essas partidas são contabilizadas no sistema competitivo do jogo.
Team Matchmaking permite que a equipe seja pré-formada para competir contra outra equipe com habilidade semelhante.
Introdução aos Campeões
League of Legends tem classes distintas de campeões: assassino, lutador, mago, suporte, tanque e atirador. Cada classe possui diferentes características e pontos fortes. No mapa de Summoner's Rift, é mais comum (podendo sempre ocorrer variações de escolhas) a classe de suportes e atiradores lutarem na rota inferior; os magos e assassinos na rota central; os tanques, lutadores e assassinos rota superior; e na selva os tanques, lutadores, assassinos e magos.
Assassino: campeões que têm como especialidade abater um campeão o mais rápido possível. Esses campões possuem alto dano e costumam ser difíceis de serem abatidos se adquirirem vantagem. Alguns campeões assassinos: Akali, Fizz, Kassadin, Katarina, LeBlanc, Master Yi, Nidalee, Rengar e Zed.
Atirador: campeões que geralmente são fracos no começo, mas tornam-se grandes carregadores caso consigam alguns abates. Possuem pouca vida e armadura, mas uma alta velocidade de ataque. Alguns campeões atiradores: Ashe, Caitlyn, Ezreal, Kai'Sa, Jinx, Miss Fortune, Varus, Vayne e Xayah.
Lutador: campeões que misturam os atributos de dano e defesa. Alguns campeões lutadores: Aatrox, Camille, Fiora, Hecarim, Irelia, Jax, Riven, Vi e Yasuo.
Suporte: campeões que possuem habilidades para ajudar o resto do time. Alguns campeões suportes: Bardo, Janna, Karma, Lulu, Nami, Rakan, Sona, Soraka, e Thresh.
Mago: campeões com poderosas habilidades mágicas, mas pouca defesa. Algumas habilidades causam grande quantidade de dano em um curto período de tempo, enquanto outras causam dano ao longo do tempo. Alguns campeões magos: Ahri, Annie, Lux, Orianna, Swain, Syndra, Taliyah, Veigar e Xerath.
Tanque: campeões focados em iniciar lutas e receber todo o dano do time adversário devido a alta defesa que possuem. Alguns campeões tanques: Amumu, Cho'Gath, Leona, Maokai, Nautilus, Ornn, Poppy, Sejuani e Shen.
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