Copa do Mundo 2022: veja 22 curiosidades sobre o Mundial do Catar

Estádio desmontável, impedimento semiautomático, cinco substituições por seleção... Falta muito pouco para o começo da Copa do Mundo do Catar e o Estadão traz 22 curiosidades sobre o Mundial deste ano.

Os 20 melhores jogos clássicos de PC que todos precisam experimentar

Revisitar esses clássicos atemporais que preparam o cenário para os jogos modernos de PC

Não importa quantos novos jogos sejam lançados para PC, sempre haverá uma longa lista de clássicos da velha escola disputando sua atenção. Os melhores jogos clássicos para PC podem parecer um pouco fracos ou parecerem um pouco desajeitados, mas isso é apenas parte do charme deles. Se você gostou deles no passado e a nostalgia está chamando, ou se você está ansioso para ver se o hype é justificado, jogar lendários jogos de PC de décadas atrás pode ajudá-lo a apreciar a influência desses mundos virtuais, além de todos os boatos. Com suas histórias emocionantes, estilos de arte únicos e jogabilidade imersiva e aberta, esses clássicos lançaram as bases para o que a plataforma de PC desenvolvessem os jogos como nós os conhecemos hoje. E mesmo se você se acostumar com visuais em 4K e configurações altamente personalizáveis, estes jogos vão te surpreender.

Escolhemos nossas 20 melhores recomendações para jogos clássicos de PC que você deve experimentar, de títulos de aventura imperdíveis como Grim Fandango e Day of the Tentacle, a shooters seminais como Doom e Quake.

Confira a lista:

20. Myst

Lançado em : 24 de setembro de 1993
Desenvolvedor : Cyan

Myst é um jogo de aventura baseado em quebra-cabeças que foi lançado no início dos anos 90 e se tornou o jogo mais vendido da década. Armado com um livro mágico, o jogador pode pular por mundos diferentes, resolver enigmas e encontrar as páginas que faltam nos livros, para salvar um dos dois irmãos presos - espere por ele - outros livros. Ou você pode optar por deixá-los definhando em suas respectivas prisões. Myst foi aplaudido por seus efeitos visuais e sonoros, embora o público estivesse dividido sobre a jogabilidade, tornando-se o marmite dos jogos de aventura em algum grau. De qualquer forma, ele teve uma enorme quantidade de remakes nos últimos 25 anos, e foi lançado em consoles e dispositivos móveis, então se você quiser ver do que se trata todo o alarido, você pode mergulhar tão quanto a fantasia o levar.



19. Duke Nukem 3D

Lançado : janeiro 29, 1996
Desenvolvedor : 3D Realms

Se não fosse pelo Duke Nukem 3D, não tenho certeza se algum de nós saberia como é um homem de verdade. Pelo menos é o que o buzzcut encheu o pacote de machismo mal suprimido por trás de um par de óculos de sol e explodindo de um top vermelho que você imagina. Duke pode ter compensado desesperadamente por algo, mas uma jogabilidade sólida e divertida não era isso. Mergulhado no herói de ação que fugiu do final dos anos 80 e início dos anos 90, Duke chutou, mastigou chiclete e salvou belezas rechonchudas de uma ameaça alienígena que invade suas férias improvisadas em Los Angeles depois que ele acabou de salvar o mundo em Duke Nukem 2. A história e a caricatura de filmes de ação podem não ter envelhecido bem - como evidenciado pelo horrível fracasso de Duke Nukem Forever - mas você pode reviver os dias de glória de Duke com Duke Nukem 3D: Megaton Edition.



18. Hexen: Beyond Heretic (Além do Herege)

Lançado : outubro 30, 1995
Desenvolvedor : Raven Software

Hexen casou-se com um atirador em primeira pessoa com um cenário de alta fantasia, dando aos jogadores três classes para escolher antes de soltá-los em um mundo cheio de monstros que precisavam de uma boa trolagem. Uma continuação do Heretic de 1994, os jogadores têm que escolher um lutador, clérigo ou mago antes de sair para perseguir o segundo dos Serpent Riders, o último chefe do jogo que espera em uma sala do trono repleta de armadilhas. Pode não se sustentar graficamente, mas há uma abundância de mods que irão enfeitá-lo para você, permitindo que você mergulhe em algumas travessuras exterminadoras de monstros sem prejudicar seus globos oculares.



17. Oddworld: Abe’s Oddysee

Lançado : setembro 19, 1997
Desenvolvedor : Oddworld Inhabitants

Oddworld: Abe's Oddysee é uma prisão perigosa da RuptureFarms, uma fábrica de processamento de carnes que está transformando a fauna local em deliciosas guloseimas para a raça de extraterrestres Glukkon. Quando o titular Abe fica sabendo o que está acontecendo, ele faz uma pausa para isso, resgatando seus companheiros Mudokons na saída - ou não. A escolha de jogar o herói é deixada para o jogador, mas há conseqüências que se desdobram no final com base em quantos trabalhadores escravizados Abe transporta para a liberdade. Em uma reviravolta feliz dos eventos, Oddworld: Abe's Oddysee também teve um remake do zero em 2014, como Oddworld: New 'n' Tasty , então é outro na lista que você não precisa ter o seu rose-matizado óculos para fora.

16. Monkey Island 2: LeChuck’s Revenge

Lançado : dezembro de 1991
Desenvolvedor : LucasArts

Ron Gilbert assumiu a liderança em um dos títulos mais conhecidos e bem-amados da LucasArts, com o segundo jogo da série Monkey Island. Acompanhado por Tim Schafer e Dave Grossman, os três inventaram uma história sobre o retorno do pirata LeChuck, ressuscitado como um zumbi após sua derrota no primeiro jogo. Gilbert deixou o estúdio depois de Monkey Island 2, afirmando que a visão da LucasArts sobre o futuro da série não estava alinhada com a dele, e então o jogo continua sendo um must-play para seus fãs. Uma Special Edition lançada em 2010, com novos voice overs e um sistema de dica, que teria sido útil para o quebra-cabeça infernal Monkey Wrench que era notório pela perplexidade dos jogadores em 1991. Você pode até trocar entre a nova versão original do jogo. Se você está ansioso, pode estar perdendo alguma coisa.



15. Resident Evil 2

Lançado : janeiro 21, 1998
Desenvolvedor : Capcom

Em seu apogeu, Resident Evil 2 recebeu aclamação da crítica por seus ângulos de câmera cinematográfica, atmosfera opressiva e design de níveis. Ela apresentou Leon S. Kennedy e Claire Redfield aos fãs, que não eram ninguém antes da carreira e família os trouxe para Raccoon City enquanto o vírus zumbi da Umbrella se espalhava pela mansão de Resident Evil nos arredores da cidade e se espalhava para a população local. A escalada para os reinos estranhos. Se não estava treinando no final dos anos 90, você pode dar um giro no Resident Evil 2 e conferir.

14. Day of the Tentacle (Dia do Tentáculo)

Lançado : junho 25, 1993
Desenvolvedor : LucasArts

Outra obra-prima de Tim Schafer, Day of the Tentacle, é mais conhecida que Grim Fandango, e é a continuação da Maniac Mansion de 1987. Um desenho animado - e uma aventura com uma história centrada na viagem no tempo, os jogadores podem alternar entre três personagens diferentes, separados por uma máquina do tempo com defeito. O título recebeu uma remasterização em 2016, feita pelo novo estúdio da Schafer, Double Fine, para que você possa desfrutar de todos os novos trabalhos artísticos de alta resolução desenhados à mão, junto com o áudio remasterizado.



13. Final Fantasy 8

Lançado : fevereiro 11, 1999
Desenvolvedor : Square Enix

Final Fantasy 8 foi uma franquia PlayStation exclusiva quando foi lançada há quase 20 anos, mas obteve um lançamento para PC em 2000. Uma história emocionante de amor perdido está no centro da história tradicional de intrigas políticas da série, recheada com personagens mágicos, memoráveis ​​e sequências de vídeo de movimento completo de tirar o fôlego, se você quiser usar o jargão da época. Embora seja comum ouvir Final Fantasy 7 citado como o melhor da série - pelo menos no PlayStation - Final Fantasy 8 foi elogiado por se basear nas conquistas de seu antecessor. O título foi relançado no PC em 2013 e está no Very Positive on Steam, então há uma doce dose de nostalgia na ponta dos seus dedos.

12. Doom

Lançado em : 10 de dezembro de 1993
Desenvolvedor : id Software

Doom é a mãe de todos os atiradores em primeira pessoa, e a paisagem dos jogos de armas não seria o que é sem ela. Um horror sci-fi, Doom segue um espaço marinho sem nome como ele luta contra as hordas de Hellspawn que romperam até a base em Marte. Apesar de não ser particularmente rico na frente narrativa, o jogo se orgulhava de gráficos 3D e multiplayer em rede. Hoje em dia você pode jogar Doom em praticamente qualquer coisa, de uma impressora a um caixa eletrônico. Mas a boa notícia é que você não precisa. O jogo teve uma reinicialização em 2016 que é apropriadamente impressionante e dá aos jogadores um verdadeiro arsenal para jogar.



11. Grim Fandango

Lançado : 30 de outubro de 1998
Desenvolvedor : LucasArts

Grim Fandango é um conto engraçado e comovente que segue as aventuras do agente de viagens do submundo Manny Calavera enquanto ele conduz os recém-falecidos em sua jornada pela terra dos mortos. Com um enredo emocionante e quebra-cabeças diabólicos, LucasArts elevou a aposta em um título já estelar, tornando-se o primeiro jogo de aventura a ser renderizado em 3D, trazendo os gráficos art deco de inspiração asteca vibrante para a vida. Aclamado como um dos últimos grandes jogos de aventura dos anos 90, sua dura narrativa film noir foi ressuscitada em um Grim Fandango Remaster em 2014, e com um lançamento para Android e iOS um ano depois, não há motivo para perder isso.



10. Quake

Lançado : junho 22, 1996
Desenvolvedor : id Software

Id Software saiu do parque novamente apenas três anos após o lançamento de Doom, com Quake. Abandonou o mecanismo Doom para o mecanismo Quake, renderizando ambientes 3D que tiraram as meias de todos os que tinham idade suficiente para persuadir seus pais a comprar para eles. O gótico medieval era o cenário desta vez, e o multiplayer estava em alta, apoiando oito jogadores em vez de quatro. Quake também foi o primeiro atirador a ter mapas especificamente para multiplayer, e clãs surgiram na comunidade em torno dele. O jogo é indiscutivelmente tão importante quanto Doom para moldar a vista atual do jogo. O título gerou uma série, com a entrada mais recente sendo o próximo Quake Champions, um mata-mata de arena em ritmo acelerado que está atualmente em Early Access no Steam.



9. Chrono Trigger

Lançado : março 11, 1995
Desenvolvedor : Square Enix

Tecnicamente, o Chrono Trigger não deveria ser um dos melhores jogos de PC clássicos, como foi originalmente lançado para o SNES em 1995, mas o seminal JRPG recebeu recentemente uma porta de PC, e agora as atualizações de pós-lançamento da Square Enix foram limpas significativamente, vale a pena dar uma olhada no Steam. E mais, foi feito pela equipe de desenvolvedores de RPG, incluindo o criador da série Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, criador da série Dragon Quest, Yuji Horii e artista de mangá Dragon Ball, Akira Toriyama, além de outros talentos dos 16 anos. Era -bit. A história do jogo é uma aventura de saltos de tempo com múltiplos finais e um sistema de batalha único. Agora que está disponível no PC, não há desculpa para não jogar um dos melhores RPGs já feitos.



8. System Shock 2

Lançado : agosto 11, 1999
Desenvolvedor : Irrational Games

Ken Levine, do Bioshock, projetou o System Shock 2 quase uma década antes de lançar Bioshock e Andrew Ryan no mundo. Em vez das profundezas do oceano, o jogo se passa na vastidão do espaço, incumbindo o personagem do jogador de tentar evitar que uma infecção se espalhe para todos a bordo. Bioshock é considerado o sucessor espiritual da série System Shock e ecoa a narrativa em algum grau. Um remake está sendo iniciado pelos estúdios Nightdive, mas não está previsto para ser lançado até 2020.



7. Thief

Lançado : 30 de novembro de 1998
Desenvolvedor : Looking Glass Studios

Jogos furtivos hoje podem não ser o que são sem a contribuição de Thief para o gênero. Ou talvez tenha levado mais tempo para chegar lá. De qualquer forma, o título de 1998 da Looking Glass Studios era um jogo em primeira pessoa que ativamente fazia com que os jogadores evitassem o confronto, em vez de correrem de cabeça para a ação. O cenário steampunk do Thief adicionou um toque extravagante e foi trazido à vida com uma jogabilidade emergente, enquanto os jogadores decidiam a melhor maneira de navegar pelos níveis - seja com pura discrição ou quebrando as sombras e se engajando em combate, embora o último meio satisfatório. A série recebeu uma quarta edição uma década depois de Thief: Deadly Shadows, de 2004, que agiu como um reboot para a franquia, então se você estiver se sentindo leve, pode ter um gostinho do estilo de vida criminoso em 4K com o Thief reboot em 2014.



6. Star Wars: TIE Fighter

Lançado : julho de 1994
Desenvolvedor : Totally Games

Star Wars: TIE Fighter é conhecido como um dos melhores Sims de combate espacial em videogames, com a estratégia desempenhando um papel importante em batalhas épicas contra o cenário espacial. O sistema de gerenciamento de energia mantém os jogadores atentos, fazendo com que eles decidam se vão afundá-lo em escudos, motores do navio ou armas, para cada cenário. O que foi ainda mais revolucionário foi que um jogo de Star Wars colocou os jogadores no papel de um piloto imperial, em vez de um membro da resistência. O TIE Fighter foi disponibilizado para compra no Steam em 2014 com gráficos e som melhorados, e todas as expansões do jogo, dando a você a chance de jogar um dos melhores jogos de PC clássicos por menos de $ 10 / £ 10.



5. StarCraft

Lançado em : 31 de março de 1998
Desenvolvedor : Blizzard Entertainment

Lançada antes de a Activision comprar a empresa controladora da Blizzard, a Vivendi, a StarCraft é um jogo de estratégia em tempo real ambientado na vastidão do espaço que revolucionou o gênero. Os jogadores escolhem uma das três raças, constroem bases e gerenciam recursos até que se tornem fortes o suficiente para roubar os demais. O título foi o jogo de PC mais vendido em seu ano de lançamento e se tornou um fenômeno cultural na Coreia do Sul. StarCraft 2: Wings of Liberty lançado em 2010, mas o original recebeu uma nova remasterização em 2017.



4. Deus Ex

Lançado : junho 23, 2000
Desenvolvedor : Ion Storm

Deus Ex é um RPG de ação cyberpunk que explora temas de desigualdade social, avanço tecnológico e aumento de seres humanos. O protagonista JC Denton é um ciborgue de nível básico, para todas as intenções e propósitos, e sua primeira missão como agente antiterrorista é erradicar os culpados por trás de um carregamento roubado de vacinas para uma pandemia letal. Mas é claro que nada é tão simples e ele logo se envolve em uma conspiração que o coloca contra uma série de organizações obscuras como os Illuminati e Triads, para citar alguns. Graças à magia dos mods, o jogo teve uma revisão visual, bem como IA aprimorada e física expandida. O mod The Give Me Deus Ex se descreve como Deus Ex, o que é uma afirmação ousada, e você precisa testá-lo.



3. Baldur’s Gate

Lançado em : 21 de dezembro de 1998
Desenvolvedor : BioWare

O Baldur's Gate é um RPG icônico que estabelece o padrão para tudo no gênero que se seguiu, ganhando seu lugar de direito na nossa melhor lista de jogos de PC clássicos. Se os RPGs são sua geleia, o portão de Baldur é sua manteiga de amendoim. Essencialmente um jogo de D & D que ganhou vida no Infinity Engine, o RPG isométrico é dividido em capítulos e permite que os jogadores construam seus personagens através de combate, missões secundárias e o enredo principal à medida que progridem. O jogo ganhou uma edição aprimorada em 2012, que incluiu a expansão Tales of the Sword Coast, embora haja mods suficientes para o original, que você pode manter com a experiência autêntica, se preferir.



2. Diablo 2

Lançado : junho 29, 2000
Desenvolvedor : Blizzard Entertainment

A série Diablo é uma das mais conhecidas no PC, e o Diablo 2 é considerado o melhor do grupo. Ele se baseou na jogabilidade definidora de gênero dos seus antecessores, e não foi atolado nas casas de leilões de Diablo 3 ou na história de arrastar. O jogo só melhorou com o lançamento da expansão Lord of Destruction que adicionou um novo ato, e duas classes adicionais com o assassino e o druida. Você pode pegá-lo por menos de $ 10 antes de passar para o Diablo 3: Reaper of Souls, que revisou o terceiro jogo da série para torná-lo um valioso desafiante para a coroa de Diablo 2.



1. Half-Life 2

Lançado em : 16 de novembro de 2004
Desenvolvedor : Valve

Um dos títulos de PC mais amados de todos os tempos, Half-Life 2 pega alguns anos após os eventos de Half Life, com o sempre silencioso Gordon Freeman acordando descobre que a ameaça alienígena do primeiro jogo triunfou. Freeman se junta à resistência, pega um monte de armas legais para brincar e até encontra um cão robô - o animal de estimação de sua companheira, Alyx Vance. Parece uma idade desde que o jogo foi lançado, e por mais que a comunidade tenha clamado por Half-Life 3 , não parece que uma esteja a caminho tão cedo. Como seria de esperar, há uma infinidade de mods para o título, o que significa que você pode iniciá-lo e desfrutar de um jogo sem arriscar ficar de olho em todos esses pixels.

Fonte: UfoGeeks com gamesradar

Comentários

Games

Mais Notícias

Cinema

Mais Notícias

TOP Listas

Mais Notícias

Cosplay

Mais Notícias

Séries

Mais Notícias

Curiosidades

Mais Notícias

Mundo Geek

Mais Notícias

Nasa

Mais Notícias

News

Mais Notícias

Nostalgia

Mais Notícias

Ufologia e Astronomia

Mais Notícias

Tecnologia

Mais Notícias