Copa do Mundo 2022: veja 22 curiosidades sobre o Mundial do Catar

Estádio desmontável, impedimento semiautomático, cinco substituições por seleção... Falta muito pouco para o começo da Copa do Mundo do Catar e o Estadão traz 22 curiosidades sobre o Mundial deste ano.

O filme que inspirou o Coringa

Batman, um dos heróis mais populares das histórias em quadrinhos surgiu nas páginas da revista Detective Comics #27, em maio de 1939. Já o Coringa (Joker), seu arqui-inimigo, é um pouco mais novo, tendo surgido na primeira edição de Batman, em abril de 1940.

Criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane, o personagem deveria morrer em sua primeira aparição, mas a editora (futura DC Comics) achou que o personagem poderia render mais, e claro, estavam certos.

Mas você sabia que o Coringa teve os traços inspirados em um antigo filme mudo?

A imagem de um dos maiores vilões dos quadrinhos foi inspirado no personagem Gwynplaine, interpretado pelo ator Conrad Veidt, no filme O Homem Que Ri (The Man Who Laughs, 1928). O personagem, por sua vez, é baseado no livro de mesmo nome do escritor Victor Hugo (o mesmo de Os Miseráveis, O Corcunda de Notre Dame e As Neves do Kilimanjaro).

Gwynplaine, é filho de um nobre Inglês que teria traído o Rei James II da Inglaterra. As sentenças do monarca foram a execução do pai de Gwynplaine na Dama de ferro e a solicitação a um cirurgião, Dr. Hardquannone, que desfigurasse o rosto do menino, condenado a "rir" para sempre.

Conrard Veidt em O Homem que Ri

Primeira aparição do Coringa (Joker), nos quadrinhos

Assista a um trecho de O Homem Que Ri (1928)

O próprio visual do personagem Batman também foi inspirado em um filme mudo, O Morcego (The Bat, 1926), estrelado por Charles Herzinger.

O livro de Victor Hugo, publicado em 1869, teve inúmeras adaptações para o cinema, sendo a primeira de 1909. Mas as mais famosas são as versões de 1921, feita na Alemanha, com Franz Höbling, a versão de 1928, com Veidt, a de 1966, com Jean Sorel (rebatizado de Angelo no filme), a de 1971 (feita para a televisão) e estrelada por Philippe Bouchet e a de 2012, com Marc-André Grondin como Gwynplaine, e Gerard Depardieu como seu amigo e protetor.

Em 1921 o ator John Barrymore também interpretou o personagem, mas nos palcos teatrais.

  • 1) Marc-André Grondin,
  • 2) Franz Höbling,
  • 3) John Barrymore,
  • 4) Philippe Bouchet,
  • 5) Conrard Veidt
Cartaz da versão de 1966, com Jean Sorrel

No cinema, o Coringa já foi vivido por Cesar Romero, Jack Nicholson, Heather Ledger, Jared Leto e Joaquin Phoenix.

Qual o seu Coringa favorito?

Fonte: memoriascinematograficas

Comentários

Games

Mais Notícias

Cinema

Mais Notícias

TOP Listas

Mais Notícias

Cosplay

Mais Notícias

Séries

Mais Notícias

Curiosidades

Mais Notícias

Mundo Geek

Mais Notícias

Nasa

Mais Notícias

News

Mais Notícias

Nostalgia

Mais Notícias

Ufologia e Astronomia

Mais Notícias

Tecnologia

Mais Notícias