Copa do Mundo 2022: veja 22 curiosidades sobre o Mundial do Catar

Estádio desmontável, impedimento semiautomático, cinco substituições por seleção... Falta muito pouco para o começo da Copa do Mundo do Catar e o Estadão traz 22 curiosidades sobre o Mundial deste ano.

Beck, Nana e outros animes sobre música que você tem que conhecer

De K-On a Your Lie in April!

Nem só de shonen de lutinha vivem os animes. Alguns títulos deixam os super-poderes de lado para focar em histórias mais intimistas, destacando algo capaz de mexer com as emoções das pessoas: a música.

Além de inspirarem ou serem inspirados por jogos de ritmo, animes de música também geram bons álbuns e, principalmente, histórias emocionantes. Seja contando a jornada de uma banda para ser a melhor de todas ou acompanhando um personagem que encontra redenção nos acordes de um instrumento, produções que usam esse tema como pano de fundo frequentemente conseguem fazer com que o espectador se identifique com alguém ou alguma situação retratada.

A temporada de verão de 2019 teve o total de seis produções que usaram a música com tema central para a trama. Apesar de ser um gênero popular atualmente, não é de hoje que os animes musicais são um sucesso. Selecionamos alguns dos melhores e mais conhecidos títulos para quem quiser dar uma chance para o gênero.

Beck (2004)

I was made to hit in America! ♪

Beck segue a história de Koyuki, um jovem pacato que descobre a paixão pelo rock após conhecer Ray, ex-guitarrista de uma banda popular. O anime acompanha os altos e baixos da banda BECK, cujos músicos sonham em se tornar os melhores do Japão.

O anime adapta o mangá de mesmo nome, publicado na Monthly Shonen Jump de 1999 a 2008. Com apenas uma temporada de 26 episódios, a versão para a TV japonesa feita pelo estúdio Madhouse foi ao ar entre 2004 e 2005 — ou seja, o final da história original não chegou a ser animado.

As músicas do anime são da banda Beat Crusaders, que também canta a quarta abertura de Bleach (Tonight Tonight Tonight).

Nana (2006)

Duas meninas chamadas Nana se conhecem por acaso no trem e acabam se tornando colegas de quarto em Tóquio, onde ambas buscam alcançar seus sonhos. Uma delas é ex-vocalista de uma banda de rock e sonha em ser uma cantora profissional, enquanto a outra vai atrás do namorado que se mudou para a cidade.

Nana é um mangá escrito por Ai Yazawa, mesma autora de Paradise Kiss, e foi publicado de 2000 a 2009 na revista Cookie, no Japão. Yazawa nunca chegou a terminar a história. O anime foi ao ar entre 2006 e 2007, animado pela Madhouse, e teve duas adaptações live-action.

O mangá de Nana foi publicado no Brasil pela JBC.

Carole & Tuesday (2019)

Carole & Tuesday é um anime original dirigido por Shinichiro Watanabe, que ficou conhecido por seu trabalho em Cowboy Bebop. A trama segue Tuesday, uma garota que larga tudo para seguir seu sonho de ser uma música. Ela conhece Carole, que também compartilha do mesmo sonho, e as duas resolvem trabalhar juntas para alcançar o sucesso.

O anime do estúdio Bones está sendo adaptado por Morito Yamataka para o formato de mangá.

A primeira metade da temporada de Carole & Tuesday está disponível na Netflix.

Sound! Euphonium (2015)

O enredo de Sound! Euphonium gira em torno de Kumiko, uma colegial que toca bombardino. Recém-chegada em uma nova escola, a personagem acaba entrando no clube de música e ensaiando com seus colegas para voltar a competir.

O anime foi criado a partir da história original, publicada em livros no Japão. A animação é do estúdio Kyoto Animation, e possui duas temporadas e um filme, além de um longa spin-off focado em Mizore e Nozomi chamado Liz and the Blue Bird. Uma terceira temporada do anime foi confirmada.

Your Lie in April (2014)

Your Lie in April (Shigatsu wa Kimi no Uso) é um anime que acompanha a história do pianista prodígio Arima Kousei, a violinista Kaori e seu grupo de amigos. Estudantes na mesma escola, a trama fala sobre amizade, traumas, amor e música clássica.

O anime da A-1 Pictures adapta a história de Naoshi Arakawa publicada originalmente em forma de mangá na Monthly Shonen Magazine entre 2011 e 2015, no Japão. A produção também tem uma light novel e uma adaptação live-action.

No Brasil, o anime está disponível na Crunchyroll com legendas em português, e o mangá foi publicado pela Panini.

Given (2019)

O anime gira em torno de Mafuyu, um estudante tímido que tem as cordas de sua guitarra trocadas por Uenoyama, aluno da mesma escola, que é guitarrista em uma banda. Os dois se aproximam através da música, e Mafuyu eventualmente entra na banda de Uenoyama.

Given é baseado em um mangá yaoi, ou seja, que contém romance entre dois rapazes, escrito por Natsuki Kizu. A história original ainda está sendo publicada no Japão na revista bimestral Cheri+.

O anime é da temporada de verão de 2019 e está sendo lançado semanalmente com legendas em português no Crunchyroll.

K-On! (2009)

Um dos mais conhecidos quando o assunto é banda estudantil, K-On segue a história de quatro garotas que se unem para salvar o clube de música de seu colégio. O único problema é que Yui, a guitarrista, não sabe tocar guitarra.

O anime, que também é da Kyoto Animation, adapta o mangá de mesmo nome publicado como tirinhas de quatro quadros (4-koma) na revista Manga Time Kirara entre 2007 e 2010. Um spin-off, chamado de K-On! Shuffle, está sendo publicado no Japão.

No Brasil, o mangá foi publicado pela NewPop.

Animes de idol

Um subgênero dos animes de música é o de animes de idol: somente na temporada de verão de 2019, foram três títulos novos, entre novas temporadas e novas adaptações.

Algumas dessas produções são derivadas ou acompanhadas por jogos de ritmo para celular, como é o caso de Love Live, BanG Dream, Idolm@ster, Show By Rock!! e Ensemble Stars, para citar alguns. Além disso, há também o Uta no Prince-sama, adaptado de uma visual novel de mesmo nome lançada para o PSP em 2010.

O ponto negativo dos animes de idol é que nem sempre os jogos derivados dessas produções estão disponíveis no ocidente.

Menção honrosa: Hypnosys Mic

Muitas vezes, os animes e jogos de música ajudam a lançar novas estrelas no Japão, e, sabendo disso, a gravadora King Records resolveu aproveitar a onda e lançar seus cantores no formato de anime — mas sem uma série animada como intermediária.

Chamado de Hypnosys Mic, o projeto cria uma narrativa pós-guerra em que as armas foram banidas e os homens decidem lutar por territórios através de batalhas de rap. Os personagens são divididos em grupos que representam distritos de Tóquio — e, recentemente, anunciaram divisões para Osaka e Nagoya.

Os personagens são interpretados por atores e cantores japoneses e a história se desenvolve através de vídeos no YouTube e álbuns musicais. O projeto deve ganhar um jogo de ritmo para dispositivos mobile ainda em 2019 — mas sem previsão para chegar ao ocidente.

Fonte: jovemnerd

Comentários

Games

Mais Notícias

Cinema

Mais Notícias

TOP Listas

Mais Notícias

Cosplay

Mais Notícias

Séries

Mais Notícias

Curiosidades

Mais Notícias

Mundo Geek

Mais Notícias

Nasa

Mais Notícias

News

Mais Notícias

Nostalgia

Mais Notícias

Ufologia e Astronomia

Mais Notícias

Tecnologia

Mais Notícias