Copa do Mundo 2022: veja 22 curiosidades sobre o Mundial do Catar

Estádio desmontável, impedimento semiautomático, cinco substituições por seleção... Falta muito pouco para o começo da Copa do Mundo do Catar e o Estadão traz 22 curiosidades sobre o Mundial deste ano.

Videogames dos anos 90 | Atari/Jaguar - 1993 [13]

A empresa Flare Technology estava produzindo dois projetos de videogame para a Atari, com sistema 32 bit, chamado Panther, e outro 64 bit, chamado Jaguar. Com o desenvolvimento do Jaguar indo rápido e a promessa da empresa de que ele seria melhor que o Sega Genesis e o Super Nintendo, o projeto Panther foi cancelado e tudo ficou focado no Jaguar.

Inicialmente disponível apenas na região de New York e San Francisco, o console foi lançado em 1993 com o slogan “Do the Math” (Faça as contas, em relação à seu processador 64 bit, único no mercado).

Logo no início de 94 o console já estava disponível em todo território americano, e a promessa da Flare Technology estava se mostrando cumprida. O console realmente possuía gráficos melhores que seus concorrentes. Mas um grande problema ainda atormentava a Atari: a falta de empresas lançando games para seus consoles.

Apesar de possuir jogos muito bons, como Rayman, Tempest 200 e Alien vs Predator, o console não podia competir, em termos de número de títulos lançados, com os consoles concorrentes.

Em setembro de 1995 a Atari lançou um acessório curioso para o Jaguar, um leitor de CDs. O Jaguar CD era encaixado na parte de cima do console e possibilitava que o videogame pudesse utilizar cartuchos ou CDs para rodas os jogos. Uma jogada inteligente da Atari, já que os CDs seriam o futuro dos games.

Com fortes concorrentes e a falta se jogos , o Jaguar perdeu espaço para os outros console da quinta geração. No final dos anos 90, já em nome da Hasbro, a Atari liberou os direitos do Jaguar, declarando o console uma plataforma de código aberto, o que abriu as portas para os desenvolvedores de games.

Um fato curioso sobre o marketing do Jaguar é que a Atari se gabava pelo console ser possuir um processador de 64 bit, mas a realidade é que o processador principal do console (68000) é 32 bit. O processador 64 bit que causava tanto alarde era na verdade um co-processador gráfico.

Jogos:

Vídeo:

    Veja também:

Fonte:

Comentários

Games

Mais Notícias

Cinema

Mais Notícias

TOP Listas

Mais Notícias

Cosplay

Mais Notícias

Séries

Mais Notícias

Curiosidades

Mais Notícias

Mundo Geek

Mais Notícias

Nasa

Mais Notícias

News

Mais Notícias

Nostalgia

Mais Notícias

Ufologia e Astronomia

Mais Notícias

Tecnologia

Mais Notícias