Copa do Mundo 2022: veja 22 curiosidades sobre o Mundial do Catar

Estádio desmontável, impedimento semiautomático, cinco substituições por seleção... Falta muito pouco para o começo da Copa do Mundo do Catar e o Estadão traz 22 curiosidades sobre o Mundial deste ano.

Videogames dos anos 90 | NEC/PC-FX - 1994 [18]

O console trazia um processador de 32bit e uma arquitetura criada pela própria NEC, voltado principalmente para a produção de gráficos 2D e reprodução de vídeos em FMV – Full-Motion Vídeo, tecnologia que foi muito usada em consoles como Sega CD e 3DO. O PC-FX é conhecido por ser o melhor console para a reprodução de vídeos em FMV. Isso seria um grande feito se o console tivesse sido lançado dois anos antes. Mas em dezembro de 94 já estavam disponíveis no mercado japonês os consoles SEGA Saturn e Sony Playstation. Ambos traziam como principal propaganda os gráficos 3D com forte uso de polígonos, algo que o PC-FX não era capaz de fazer.

Para piorar ainda mais, além da limitação do hardware, o console era mais caro que seus concorrentes. Quem em sã consciência investiria em um console assim? Mas não tinha nada que salvava no console? Olha, para ser sincero, para o público ocidental, não. Como o console não foi bem no mercado, seu lançamento se resumiu apenas ao Japão e boa parte de sua biblioteca é composta por games no estilo RPG ou Adventure, onde o entendimento da língua é obrigatório. Isso causa até um desânimo por parte de colecionadores deste lado do globo, que acabam não tendo tanto estímulo para colecionar o PC-FX.

Outra característica diferente do console é o seu design. A NEC criou o PC-FX com um conceito parecido com o dos microcomputadores, e para isso deixou o design do aparelho em formato de torre, como um PC mesmo, e adicionou 3 entradas para expansão, para que o console pudesse ser melhorado através de upgrades. Com o fracasso do console, poucas expansões foram produzidas para ele: um memory card e um kit de desenvolvimento de jogos foram os principais.

O console usa mídia em CD-Rom, com um drive de duas velocidades, semelhante aos concorrentes da época. Foram lançados para ele pouco mais de 60 jogos e pouco mais de 100 mil unidades foram vendidas, até o console parar de ser vendido, em 1998. Depois disso a NEC deixou o mercado de consoles para sempre.

Confira abaixo alguns vídeos mostrando jogos lançados para o PC-FX e fique ligado em nossa coluna, pois no próximo capítulo falaremos sobre outro console super obscuro: o Apple Bandai Pippin.

Jogos:

Vídeo:

    Veja também:

Fonte: Ufogeeks

Comentários

Games

Mais Notícias

Cinema

Mais Notícias

TOP Listas

Mais Notícias

Cosplay

Mais Notícias

Séries

Mais Notícias

Curiosidades

Mais Notícias

Mundo Geek

Mais Notícias

Nasa

Mais Notícias

News

Mais Notícias

Nostalgia

Mais Notícias

Ufologia e Astronomia

Mais Notícias

Tecnologia

Mais Notícias