- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como Super Nintendo, SNES e no Japão como Super Famicom), é um videogame lançado pela Nintendo em 1990 no Japão, 1991 nos EUA e 1992 na Europa. Seu código de modelo é SNS-001 e quando foi lançado para outros países e regiões, o código recebia a adição da sigla do país ou região.
O console utiliza uma CPU 65C816 de 16 Bits com uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz, e fora desenvolvido pela Nintendo para concorrer com o Mega Drive, da sua principal concorrente até então, a SEGA. Apesar de possuir um chip de vídeo mais avançado que o do Mega Drive, ele tinha um processador muito mais lento, o que ocasionava constantes slowdowns em vários jogos.Mesmo assim o super nintendo superou em vendas o sega mega drive que vendeu apenas 28,54 milhões de vendas enquanto o Super nintendo 50 milhões.
O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. Muitos também o consideram o melhor console da história, pela quantidade e qualidade dos jogos desenvolvidos para ele. O SNES foi oficialmente descontinuado em 1996, depois de render bilhões de dólares a Nintendo e fazer o mercado doméstico de videogames ainda mais atrativo.
Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 29 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo.
Super Game Boy - 1994
A façanha de ver seus jogos portáteis favoritos na TV e jogar com um controle muitas vezes mais confortável e sem necessidade de pilha parecia algo alienígena em meados dos anos 90, quando o Super Game Boy foi lançado. Jogar o modelo DMG do portátil dentro de casa, especialmente à noite, não era das tarefas mais agradáveis, então vender a idéia do acessório se tornou fácil para a Nintendo.
A grande sacada aqui foi de alem jogo esticado em diversas polegadas, aprimorar os elementos estéticos e, em alguns casos, adicionar conteúdo aos jogos. O SGB possui os mesmos circuitos do Game Boy, então todos estes adicionais eram processados pelo próprio SNES.
Quando o assunto era cor, o SGB podia seguir dois caminhos: Jogos que não davam suporte ao aparelho, no qual ele atribuía uma paleta de cores que substituía os quatro níveis de cinza do Game Boy. Alguns jogos lançados antes de 1994, como Metroid II, possuíam uma combinação cromática específica codificada no próprio acessório. Os resultados nem sempre eram bons, mas quando fosse o caso o jogador poderia simplesmente ativar a opção com escala de cinza ou de verde. Já para os jogos que davam suporte ao aparelho, onde ele atribuía uma paleta de quatro cores a múltiplos segmentos da tela. O resultado é um jogo muito mais colorido. Pokémon, por exemplo, secciona a tela de batalha em dois quadrantes para os bichinhos e outros dois para a barra de HP. Isso garante que este último possa variar em três cores (vermelho, amarelo e verde) enquanto que os pokémon podem variar em até quatro cores.
Diversos jogos utilizaram esta possibilidade de formas bem criativas. Donkey Kong, por ter sido lançado junto com o acessório, é talvez o mais famoso, mas vários outros também fizeram bonito. Outros casos famosos são o de Toshinden, que possibilitava o uso do segundo controle do SNES para multiplayer, e Space Invaders, que permitia escolher entre o jogo comum ou a versão do console de mesa da Nintendo, com direito a visuais e som 16-bits. Outras funções notáveis são a possibilidade de atribuir diversas bordas de tela ou criar sua própria.
Donkey Kong adicionava uma borda que imitava o arcade de 1981. Mas nem tudo são flores. O modelo original do Super Game Boy roda os jogos um pouco mais rápido que o portátil devido a uma pequena diferença na velocidade do processador. O resultado é uma dificuldade maior em alguns títulos. A Nintendo lançou uma segunda geração do aparelho apenas no Japão com duas novidades. A primeira é que a velocidade do processador agora é igual ao do portátil, sanando os problemas relacionados a isto. A segunda é que ele acompanha uma entrada para cabo game-link, possibilidade multiplayer com qualquer título de Game Boy.
Satellaview
O Satellaview era um periférico que funcionava como um modem de satélite de varejo feito especificamente para o Super Famicom . Nunca foi lançado nos Estados Unidos ou na Europa, e era bastante caro por 18.000 ienes, que eram então quase US $ 200. O Satellaview, um dispositivo desenvolvido e vendido pela Nintendo , usava o serviço de rádio por satélite St. GIGA, através do qual os dados do jogo eram transmitidos durante um segmento especial chamado Super Famicom Hour. Durante o tempo de transmissão, as pessoas podiam baixar jogos para a memória interna do Satellaview ou para um Memory Pak opcional.
Ao contrário dos serviços concorrentes, o Satellaview não possuía multijogador on-line devido à natureza unidirecional do rádio por satélite. No entanto, quantidades limitadas de dados podem ser enviadas de volta através da conexão de rádio; testes e outras competições que permitiam aos jogadores enviar respostas eram comuns.
Jogos:
Vídeo:
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário