- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O que é a Matrix? A realidade simulada mais famosa da história do cinemas é um dos pontos mais importantes da franquia criada pelas Irmãs Wachowski há 20 anos. E por ser uma série complexa, muitas pessoas, até hoje, não conseguem entender exatamente o que ela é.
Então, o que é a Matrix? Confira abaixo uma explicação a respeito dela.
Afinal, o que é a Matrix?
História
O ponto central da história da franquia Matrix é a guerra entre humanos e máquinas, que se rebelaram contra seus criadores e deram início a esse conflito. Ao notar que estava próxima de ser derrotada, a humanidade decidiu impedir que a luz do sol chegasse ao planeta, já que ela era a principal fonte de energia do inimigo.
Mesmo assim, isso não foi o suficiente para impedir a vitória das máquinas. Desesperadas para encontrar uma forma de energia, elas logo voltaram sua atenção para os próprios humanos e após alguns estudos, notaram que poderiam utilizá-los como fonte de energia.
No início, os humanos ficavam apenas presos a aparelhos que estavam ligados a estações de energia das máquinas. Mas elas logo tiveram a ideia de desenvolver a Matrix para manter os prisioneiros sedados e sob controle.
Acredita-se que após a criação dessa realidade simulada, todos os sentidos dos prisioneiros humanos foram “cegados” e memórias de suas vidas anteriores foram apagadas. E dentro da Matrix, alguns programas surgiram como forma de evitar que as pessoas descobrissem que estavam vivendo uma vida falsa (como é o caso dos Agentes).
Para reforçar esse controle, a realidade simulada foi criada para ser perfeita à humanidade, já que por lá, não existem guerras, doenças, fome e outros problemas semelhantes.
Tudo corria sem problemas após o Arquiteto notar que mesmo se apenas 1% da população descobrisse a verdade sobre a Matrix, poderia causar problemas de estabilidade no mundo real e ter como possível consequência a morte de todos que estavam conectados a ela. É importante ressaltar que a morte dentro da simulação também resulta na morte do corpo físico, o que seria um grande problema para as máquinas.
Assim, o Arquiteto permitiu que sete homens e 16 mulheres deixassem a Matrix e que criassem Zion, que era a última cidade humana do mundo real, dando início ao movimento de Resistência humana.
O Arquiteto e a Oráculo foram os responsáveis por criar a profecia do Escolhido, que seria o responsável por libertar a humanidade do controle das máquina. No entanto, essa história também tinha o intuito de fazer essa pessoa reiniciar a Matrix como forma de evitar o colapso do sistema.
A Matrix que apareceu nos filmes da trilogia estava em sua sexta versão diferente. Cada ciclo tem uma duração aproximada de 100 anos e todas tiveram seu Escolhido e homens e mulheres libertados para evitar a destruição dessa realidade simulada.
No entanto, tudo isso mudou quando Neo se tornou o sexto Escolhido da sexta versão e vimos o desenrolar da história nos três longas lançados nos cinemas.
E o que é a Matrix?
A realidade simulada funciona como uma espécie de interface que está diretamente ligada com o cérebro humano. Como a Matrix é a responsável por criar a percepção sensorial de cada pessoa, a ilusão era praticamente indistinguível do mundo real.
A Matrix é habitada por praticamente toda a humanidade (entre 7 e 8 bilhões de pessoas), excluindo as pessoas que se tornaram parte da Resistência, que a consideram uma prisão para a raça humana, já que seus corpos de verdade estavam dentro de câmaras que abasteciam as máquinas.
As máquinas optaram por recriar dentro da Matrix a civilização humana do final do século 20, por considerarem essa época o ápice da humanidade.
Uma característica da Matrix que chama a atenção de muita gente é que ela aparenta ter uma coloração levemente esverdeada, o que pode ser resultado do seu código, que tem essa mesma cor.
Toda a humanidade vive na chamada Mega City (chamada de Metro World pelas pessoas cientes da existência da Matrix), que tem pouco mais de 1,6 mil km de diâmetro e é cercada por algumas montanhas.
Mega City é dividida em quatro grandes distritos, que possuem vários bairros. Por conta dos nomes das ruas, acredita-se que ela foi inspirada na cidade de Chicago, local em que as Irmãs Wachowski cresceram.
Comentários
Postar um comentário