- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Massa do objeto espacial é equivalente a mais de 50 mil vezes a do Sol
O telescópio Hubble, da Nasa, encontrou um buraco negro de massa intermediária (IMBH, na sigla em inglês), um dos objetos espaciais mais tímidos do universo. Justamente por ser tão arisco e de difícil identificação, esse tipo de fenômeno era considerado o elo perdido na evolução dos gigantescos supermassivos.
A massa do IMBH é equivalente a mais de 50 mil vezes a do Sol. Portanto, ele é bem maior que buracos negros estelares, mas, ainda assim, menor do que supermassivos, que ficam no centro de galáxias devorando tudo o que os circunda.
A descoberta foi vista pela primeira vez em 2006, mas acreditava-se que se tratava de uma explosão de raios-X causada por uma estrela de nêutrons, nomeada de 3XMM J215022.4-055108.
Contudo, a hipótese de um IMBH nunca foi descartada. Para tirar a prova, os cientistas da Nasa apontaram o Hubble para o ponto certo e esperaram até que uma estrela se aproximasse o suficiente para ser engolida caso fosse um buraco negro de massa intermediária - e agora, você já sabe o que aconteceu.
- Veja também:
- 7 Experiências científicas mais longas do mundo
- Retornos e teorias: momentos para prestar atenção no trailer de Rick and Morty
- Percy Jackson: entenda o universo dos filmes e livros da série
Comentários
Postar um comentário