Copa do Mundo 2022: veja 22 curiosidades sobre o Mundial do Catar

Estádio desmontável, impedimento semiautomático, cinco substituições por seleção... Falta muito pouco para o começo da Copa do Mundo do Catar e o Estadão traz 22 curiosidades sobre o Mundial deste ano.

O Poço | Entenda o final do filme perturbador da Netflix

O Poço | Entenda o final do filme perturbador da Netflix / Reprodução

Goreng acorda em uma prisão vertical. Com diversos níveis e dois prisioneiros a cada andar, a prisão tem uma plataforma no meio que desce o prédio com comida, passando por todos os níveis. A quantidade de comida que chega aos níveis inferiores, contudo, depende do que os níveis superiores pegaram do banquete. Mas o que tudo isso significa? Como sair da prisão?

É com essa perturbadora trama que o filme espanhol O Poço vem chamando a atenção dos assinantes da Netflix. Entre teorias e diferentes interpretações, os espectadores questionam principalmente o final da nova produção original do streaming.

O que significa o final?

O que significa o final? / Reprodução

Durante todo o filme, a metáfora quanto a estratificação e desigualdade social é bem clara, com a exploração dos níveis superiores sobre os inferiores. Diferentes personagens e falas nos jogam na cara os horrores dessa dinâmica social: "solidariedade ou merda".

Mas há ainda outras interpretações. A teoria mais popular é a de que o filme também traga diferentes símbolos para representar figuras e elementos do cristianismo. E aqui estão alguns indícios.

Há mensagens bíblicas no decorrer do filme

Há mensagens bíblicas no decorrer do filme / Reprodução

Em mais de uma cena, os personagens citam passagens bíblicas indicando que aquela mensagem se aplica à situação ali vivenciada.

Goreng seria a representação do Messias

Goreng seria a representação do Messias / Reprodução

Mais de uma vez também, vemos os personagens chamar Goreng de "messias". Há quem discuta a hipótese de que tudo - até mesmo a menina - não passe de um devaneio de Goreng, em meio às privações que passou na prisão. Ainda assim, a referência está lá. E ele é o portador da mensagem.

Há símbolos dos pecados capitais

Há símbolos dos pecados capitais / Reprodução

Conforme Goreng e Baharat descem os níveis, há personagens que parecem representar os pecados capitais. O mais claro deles é o senhor protegendo seu dinheiro, que de nada vale lá dentro, representando a ganância.

Mas ainda há a gula na figura do menino com síndrome de Down, que mesmo sendo alimentado afirma que vai matar o companheiro de cela para comer o que há dentro de seu estômago.

O número de níveis tem um forte significado

O número de níveis tem um forte significado / Reprodução

Nesta interpretação, o nível 0 seria o paraíso; a plataforma, o purgatório; e o último nível, o 333, o inferno. Um elemento da história que colabora para essa interpretação é exatamente a quantidade de níveis: 333.

Como a prisão sempre mantém 2 prisioneiros por nível - colocando um novo sempre que um morre - o local tem, ao todo, 666 ocupantes, número conhecido como símbolo da besta.

A menina era a mensagem e um portador não era necessário

A menina era a mensagem e um portador não era necessário / Reprodução

No fim do filme, apenas a criança sobre ao nível 0. Esta parece ser a confirmação das demais referências religiosas do longa espanhol. A cena parece ilustrar a passagem bíblica Mateus 19:14: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas."

Por não ser semelhante à criança, Goreng fica para trás, e segue rumo à escuridão com seu primeiro companheiro de cela, já morto, o que indica que o protagonista também morre.

O que acontece no final

Primeiro vamos aos fatos. No filme, o protagonista Goreng (Ivan Massagué) divide a cela com diferentes prisioneiros- substituídos sempre que morrem - até conhecer Baharat (Emilio Buale Coka). Juntos, eles tentam descobrir como chegar ao nível 0 em busca de sua liberdade.

A teoria de Goreng é que há uma mensagem, um objetivo maior por trás de toda a situação. O plano, então, é dividir a comida de forma igual entre os níveis, de modo a não deixar ninguém sem meios de sobrevivência. Seguindo o conselho de um sábio que conhecem no caminho entre os níveis, eles decidem levar uma espécie de mensagem. Eles guardam uma Pannacotta, para chegar ao último nível com a mensagem de que dividiram a comida e ainda sobrou, o que poderia significar uma vitória do suposto desafio da prisão.

Quanto mais se aprofundam nos níveis abaixo, menos sobreviventes eles encontram. Ao chegarem ao último nível, o número 333, a dupla se surpreende ao encontrar uma menina menor de idade e em perfeitas condições de saúde, porém com fome. Para ajudá-la, eles lhe dão a Pannacotta.

Baharat acaba morrendo dos ferimentos que adquiriu na descida. Após ter visões com seus antigos colegas de cela, Goreng está certo de que a menina é a mensagem, ele é apenas o portador. Ele desce com ela na plataforma, em meio a uma forte luz branca. Na escuridão abaixo, o primeiro companheiro de cela de Goreng aparece e diz "Sua viagem termina aqui". Os dois seguem para o escuro, indicando que Goreng morre. A menina sobe para o nível 0.

E aí, o que achou dessa interpretação? Entendeu de outra forma o filme? Conta pra gente ali nos comentários!

Fonte: aficionados

Comentários

Games

Mais Notícias

Cinema

Mais Notícias

TOP Listas

Mais Notícias

Cosplay

Mais Notícias

Séries

Mais Notícias

Curiosidades

Mais Notícias

Mundo Geek

Mais Notícias

Nasa

Mais Notícias

News

Mais Notícias

Nostalgia

Mais Notícias

Ufologia e Astronomia

Mais Notícias

Tecnologia

Mais Notícias