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O PlayStation 5, o novo console da Sony para a próxima geração de videogames, está ganhando forma aos poucos. Após a empresa revelar sua ficha técnica completa, foi a vez de mostrar pela primeira vez o controle do console, que recebeu o nome de DualSense.
O nome abandona, pela primeira vez, a nomenclatura DualShock, que se tornou comum dos antecessores do PlayStation 5. Além disso, ele tem um visual bem diferente e é predominantemente branco.
Abaixo, relembre a trajetória dos controles do PlayStation ao longo dos anos.
PlayStation 1
Quem já é fã da marca desde o primeiro PlayStation, sabe que o console teve dois controles diferentes.
O controle original foi baseado no visual e disposição dos botões do Super Nintendo. A diferença foi a adição de bois botões de ombros extras (o L2 e o R2) e duas alças para melhorar a pegada.
Foi ele que introduziu os famosos botões com formas geométricas que se tornaram marca registrada do PlayStation: círculo, quadrado, triângulo e cruz (sim, a Sony disse que ele não se chama “xis”).
Alguns anos após o lançamento do console, a Sony lançou o primeiro DualShock, que era idêntico ao original, mas tinha duas novidades: a presença de duas alavancas analógicas (que também se tratavam de dois botões, L3 e R3) e um sistema de vibração para jogas que tinham suporte a ele.
O controle recebeu esse nome por ter dois motores responsáveis pela vibração.
O PlayStation 1 ainda teve uma terceira versão do seu controle: o Dual Analog, lançado entre o original e o DualShock. Ele apresentou as alavancas analógicas, mas o sistema de vibração estava presente apenas para jogadores japoneses.
PlayStation 2
Para o PlayStation 2, a Sony lançou o DualShock 2, que era praticamente igual ao seu antecessor, com a exceção de sua cor: saiu o cinza e entrou o preto, pra casar com a cor escolhida para o console.
Além disso, existem outras diferenças, mas que são mínimas: posição diferente de seus parafusos, a presença do logo DualShock e um conector mais quadrado que o do original.
PlayStation 3
Assim como o primeiro PlayStation, a Sony lançou duas versões de controle para o PlayStation 3.
Inicialmente, a empresa lançou o Sixaxis, que teve de remover o motor de vibração. O motivo é que a Sony foi processada por uma companhia chamada Immersion por conta dessa tecnologia. Para compensar, o controle introduziu sensores de movimento, que permitiram uma nova dinâmica em alguns jogos.
Após se acertar com a Immersion, a Sony lançou o DualShock 3, que substituiu o Sixaxis. Eles era idênticos e a única diferença era justamente a presença do motor de vibração, que funcionava de forma independente ao sensor de movimento.
Tanto o Sixaxis quanto o DualShock 3 tinham como grande novidades a presença do botão “PS” para acessar a home do console, que substituiu o “Analog”, entradas USB mini-B para carregar o controle e serem wireless.
PlayStation 4
O DualShock 4 do PlayStation 4 foi o primeiro a ter mudanças significativas em relação ao primeiro DualShock.
O destaque ficou por conta da presença de um touch pad no centro do controle, que apresenta um mecanismo de clique. Além disso, o DualShock 4 introduziu uma barra de luzes LED em seu topo, que era usada para identificar jogadores ou reagir ao gameplay de alguns jogos.
Entre outras novidades, estão a ausência dos botões “Start” e “Select”, que foram substituídos pelo “Options” e “Share”; bateria que poderia ser carregada mesmo com o console desligado; pequena mudança na borracha das alavancas analógicas; entrada para headset e a presença de um mono speaker, assim como o Wii Remote da Nintendo.
PlayStation 5
Para terminar, eis o mais novo controle da família. Para o PlayStation 5, a Sony decidiu abandonar a nomenclatura DualShock e escolheu o nome DualSense.
Ele é bem diferente dos seus antecessores, com um visual mais moderno. Chama a atenção o fato de os botões não apresentarem suas famosas cores e por ser tanto branco quanto preto.
Entre as principais novidades do DualSense, estão: um assistente de voz embutido, alavancas analógicas com tecnologia háptica (que permite ao jogador sentir o que está acontecendo no game a partir do tato) e um novo sistema de gatilho nos botões L e R, que deve se adaptar a cada jogo, proporcionando sensações diferentes e tornando a experiência mais imersiva.
Tudo indica que o controle também deve ter a presença de dois grandes botões em sua parte traseira, que podem ser programáveis pelo jogador para realizar qualquer ação, de acordo com uma patente.
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