- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O 3DO era licenciado pela 3DO Company como um formato único que empresas terceirizadas podiam fabricar e vender seus próprios aparelhos compatíveis. No time de fabricantes e desenvolvedores havia nomes como Electronic Arts, Capcom, Konami, SNK, NAMCO, Crystal Dynamics, At&T, Time-Warner, Matsushita, Goldstar, Sanyo e Samsung. O nome é uma abreviação da expressão "3 Dimensional Object". Foram lançados à partir de 1994 versões de 3DO da Panasonic, Goldstar, Sanyo, além placa que tornava o PC compatível com a tecnologia, pela Creative Labs.
O sistema foi criado não somente como um console de videogame, mas uma central multimídia para toda a família, um conceito então muito à frente do seu tempo. Além de jogos o aparelho era compatível com praticamente todas as mídias em CD que existiam (CDs de música, CD-Rs, CD+Gs, Photo CDs). Falando de maneira simplificada, um 3DO funcionava com um processador geral RISC ARM60 de 32 bits, 2MB DRAM, 1MB VRAM e um drive de CD-ROM de dupla velocidade. O som era Dolby Surround com 16 bits e sampleamento em 44.1khz. Possuía saídas RF, RCA e S-Vídeo.
Outra inovação é que o console só possuía apenas uma tomada para joysticks, mas cada controle tinha nele próprio uma outra entrada, podendo ser interligados chegando ao número de 8, sem necessitar de um multi-tap. Cada controle tinha saída de fone de ouvido e um botão de volume individual.
Era uma época de experimentação, com a chegada dos gráficos poligonais, dos jogos em FMV tirando vantagem do armazenamento descomunal do CD com relação aos cartuchos. Os desenvolvedores tinham muitas respostas e estavam a procura de perguntas. O 3DO não recebeu apenas games mas também os chamados "edutainment CDs", que nada mais eram que CD-ROMs interativos como enciclopédias, atividades infantis e até mesmo conteúdo erótico.
Devido a pretensão de estabelecer um padrão comum para todos os videogames e dominar o mercado, a política de controle de qualidade da 3DO company era muito flexível, o que não era muito bom. Muito material com qualidade variada, jogos excelentes, regulares e até ruins saíram para o console. Além de alguns exclusivos obrigatórios, algumas franquias de sucesso começaram no 3DO, enquanto outras passaram por uma reformulação que as tornou impressionantes para a época. No Brasil, uma grande parte das pessoas conhece somente os jogos mais populares do console, sendo Road Rash, The Need for Speed, Gex, Mad Dog e Fifa sempre os mais citados.
Jogos:
Vídeo:
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário