Copa do Mundo 2022: veja 22 curiosidades sobre o Mundial do Catar

Estádio desmontável, impedimento semiautomático, cinco substituições por seleção... Falta muito pouco para o começo da Copa do Mundo do Catar e o Estadão traz 22 curiosidades sobre o Mundial deste ano.

Videogames dos anos 90 | Panasonic/Sanyo/GoldStar - 3DO - 1993 [10]

O 3DO era licenciado pela 3DO Company como um formato único que empresas terceirizadas podiam fabricar e vender seus próprios aparelhos compatíveis. No time de fabricantes e desenvolvedores havia nomes como Electronic Arts, Capcom, Konami, SNK, NAMCO, Crystal Dynamics, At&T, Time-Warner, Matsushita, Goldstar, Sanyo e Samsung. O nome é uma abreviação da expressão "3 Dimensional Object". Foram lançados à partir de 1994 versões de 3DO da Panasonic, Goldstar, Sanyo, além placa que tornava o PC compatível com a tecnologia, pela Creative Labs.

O sistema foi criado não somente como um console de videogame, mas uma central multimídia para toda a família, um conceito então muito à frente do seu tempo. Além de jogos o aparelho era compatível com praticamente todas as mídias em CD que existiam (CDs de música, CD-Rs, CD+Gs, Photo CDs). Falando de maneira simplificada, um 3DO funcionava com um processador geral RISC ARM60 de 32 bits, 2MB DRAM, 1MB VRAM e um drive de CD-ROM de dupla velocidade. O som era Dolby Surround com 16 bits e sampleamento em 44.1khz. Possuía saídas RF, RCA e S-Vídeo.

Outra inovação é que o console só possuía apenas uma tomada para joysticks, mas cada controle tinha nele próprio uma outra entrada, podendo ser interligados chegando ao número de 8, sem necessitar de um multi-tap. Cada controle tinha saída de fone de ouvido e um botão de volume individual.

Era uma época de experimentação, com a chegada dos gráficos poligonais, dos jogos em FMV tirando vantagem do armazenamento descomunal do CD com relação aos cartuchos. Os desenvolvedores tinham muitas respostas e estavam a procura de perguntas. O 3DO não recebeu apenas games mas também os chamados "edutainment CDs", que nada mais eram que CD-ROMs interativos como enciclopédias, atividades infantis e até mesmo conteúdo erótico.

Devido a pretensão de estabelecer um padrão comum para todos os videogames e dominar o mercado, a política de controle de qualidade da 3DO company era muito flexível, o que não era muito bom. Muito material com qualidade variada, jogos excelentes, regulares e até ruins saíram para o console. Além de alguns exclusivos obrigatórios, algumas franquias de sucesso começaram no 3DO, enquanto outras passaram por uma reformulação que as tornou impressionantes para a época. No Brasil, uma grande parte das pessoas conhece somente os jogos mais populares do console, sendo Road Rash, The Need for Speed, Gex, Mad Dog e Fifa sempre os mais citados.

Jogos:

Vídeo:

    Veja também:

Fonte: Ufogeeks

Comentários

Games

Mais Notícias

Cinema

Mais Notícias

TOP Listas

Mais Notícias

Cosplay

Mais Notícias

Séries

Mais Notícias

Curiosidades

Mais Notícias

Mundo Geek

Mais Notícias

Nasa

Mais Notícias

News

Mais Notícias

Nostalgia

Mais Notícias

Ufologia e Astronomia

Mais Notícias

Tecnologia

Mais Notícias